sábado, 25 de maio de 2013

Tudo suportar com paciência e vencer com amor, pediu o Papa

Como todas as manhãs, Papa Francisco celebrou nesta sexta-feira, 24, a Missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, da qual participaram os funcionários do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, sob a presidência de dom Claudio Maria Celli. 

Por ocasião do dia de oração pela Igreja na China celebrado nesta sexta-feira, 24, participaram também da celebração Eucarística o Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Arcebispo dom Sávio Hon Tai-Fai, e um grupo de sacerdotes, religiosas, seminaristas e leigos chineses. Na ocasião, o Papa pediu aos presentes para rezarem “pelo nobre povo chinês, a fim de que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o proteja”. 

Na homilia da Missa, na comemoração de Nossa Senhor com o título de Maria Auxiliadora, o Santo Padre pediu duas graças, segundo ele, próprias de um cristão: “Suportar com paciência e vencer com amor”. Com efeito, disse o Papa, “não é fácil suportar com paciência, diante das dificuldades ou problemas que provêm do coração, da alma ou do nosso interior”. 

Mas, para o Papa Francisco, suportar não quer dizer carregar as dificuldades, mas assumir a dificuldade e ter a força de transformá-la, a fim de que ela não provoque desânimo. “Ter a força de sublimá-la é uma virtude cristã. São Paulo fala muitas vezes de suportar, ou seja, não se deixar arrastar pelas dificuldades. De fato, o cristão tem a força de suportar, porque suportar é uma graça que devemos pedir, sobretudo, na hora do desânimo”. 

A outra graça que o Papa invocou em sua reflexão é “vencer com amor”, e explicou: 

“Pode-se vencer em tantas maneiras. Mas, a graça que pedimos, hoje, é a de vencer com amor. E isto não é fácil, sobretudo quando os nossos inimigos nos fazem sofrer. Às vezes, temos vontade de vingar-nos. Eis porque não é fácil e é preciso vencer tudo com o amor. O amor nos foi ensinado pelo Senhor, que nos exortou a amar a todos”. 

O Santo Padre concluiu sua homilia exortando para o amor aos inimigos e os “que nos fazem sofrer”. “Seremos cristãos derrotados se não rezarmos e perdoarmos os nossos inimigos”.


Fonte: Canção Nova Notícias 

SANTO DO DIA: 25 de Maio - Santa Maria Madalena de Pazzi

Batizada com o nome de Catarina, ela nasceu no dia 2 de abril de 1566, crescendo bela e inteligente em sua cidade natal, Florença, no norte da Itália. Tinha a origem nobre da família Pazzi, com acesso tanto à luxúria quanto às bibliotecas e benfeitorias da corte dos Médici, que governavam o ducado de Toscana. Sua sensibilidade foi atraída pelo aprendizado intelectual e espiritual, abrindo mão dos prazeres terrenos, o luxo e as vaidades que a nobreza proporcionava.

Recebeu a primeira comunhão aos dez anos e, contrariando o desejo dos pais, aos dezesseis anos entregou-se à vida religiosa, ingressando no convento das carmelitas descalças. Ali, por causa de uma grave doença, teve de fazer os votos antes das outras noviças, vestiu o hábito e tomou o nome de Maria Madalena.

A partir daí, foi favorecida por dons especiais do Espírito Santo, vivendo sucessivas experiências místicas impressionantes, onde eram comuns os êxtases durante a penitência, oração e contemplação, originando extraordinárias visões proféticas. Para que essas revelações não se perdessem, seu superior ordenou que três irmãs anotassem fielmente as palavras que dizia nessas ocasiões.

Um volumoso livro foi escrito com essas mensagens, que depois foi publicado com o nome de "Contemplações", um verdadeiro tratado de teologia mística. Também ela, de próprio punho, escreveu muitas cartas dirigidas a papas e príncipes contendo ensinamentos e orientações para a inteira renovação da comunidade eclesiástica.

Durante cinco anos foi provada na fé, experimentando a escuridão e a aridez espiritual. Até que, no dia de Pentecostes do ano 1690, a luz do êxtase voltou para a provação final: a da dor física. Seu corpo ficou coberto de úlceras que provocavam dores terríveis. A tudo suportou sem uma queixa sequer, entregando-se exclusivamente ao amor à Paixão de Jesus.

Morreu com apenas quarenta e um anos, em 25 de maio de 1607, no convento Santa Maria dos Anjos, que hoje leva o seu nome, em Florença. Apenas dois anos mais tarde foi canonizada pelo papa Clemente IX. O corpo incorrupto de santa Maria Madalena de Pazzi repousa na igreja do convento onde faleceu. Sua festa é celebrada no dia de seu trânsito.

LITURGIA DIÁRIA


7ª Semana do Tempo Comum – Sábado 25/05/13

Evangelho (Mc 10,13-16)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Primeira Leitura (Eclo 17,1-13)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. 2E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. 3Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, deu-lhe autoridade sobre tudo o que está sobre a terra. 4Em todo ser vivo infundiu o temor do homem, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros.
5Deu aos homens discer­nimento, língua, olhos, ouvidos, e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e de sabedoria. 6Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso e mostrou-lhes o bem e o mal. 7Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. 8Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu Nome Santo e proclamassem as grandezas de suas obras.
9Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a lei da vida. 10Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos. 11Seus olhos viram as grandezas da sua glória e seus ouvidos ouviram a glória da sua voz. Ele lhes disse: “Tomai cuidado com tudo o que é injusto!” 12E a cada um deu mandamentos em relação a seu próximo. 13Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhor e não podem ficar ocultos a seus olhos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 102)
— O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.
— O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.
— Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, e se lembra de que apenas somos pó.
— Os dias do homem se parecem com a erva, ela floresce como a flor dos verdes campos; mas apenas sopra o vento ela se esvai, já nem sabemos onde era o seu lugar.
— Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança.





sexta-feira, 24 de maio de 2013

Papa Francisco no clima da JMJ Rio2013

O Papa Francisco vai receber em audiência nesta sexta-feira, 24 de maio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e membros do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude.

Ontem, Dom Orani visitou a sede da Rádio Vaticano e falou dos últimos preparativos para a Jornada, que terá início exatamente daqui dois meses:

“Nós tínhamos já pensado em trazer para o Papa Francisco alguns símbolos da Jornada, por exemplo, o kit e a mochila, para colocá-lo dentro do clima da Jornada Mundial da Juventude. Conversar um pouco sobre aquilo que vai acontecer e como está a juventude do mundo, na expectativa do encontro com o Santo Padre no Rio de Janeiro. Também, trazer o abraço do Rio de Janeiro, do COL, das pessoas do Rio ao Santo Padre, dizendo o calor humano com o qual nós queremos recebê-lo e da alegria por presidir a JMJ – a primeira que ele preside – e a segunda na América Latina. Trouxemos também uma réplica da imagem do Cristo Redentor – que não podia deixar de trazer – para que o Papa possa estar cada vez mais próximo de nós, do Rio de Janeiro, do Brasil e dos jovens.”


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/05/23/papa_francisco_no_clima_da_jmj_rio2013/bra-694847
do site da Rádio Vaticano 

PODEMOS DISPENSAR O DÍZIMO DO CATÓLICO QUE NÃO FREQUENTA A IGREJA?

Não é porque o Católico está ausente da Igreja que está dispensado dos compromissos que a fé impõe. Se ele foi batizado, tornou-se missionário da Igreja, tem compromissos com a missão, e isto é bom para ele.
O católico ausente é o maior problema que a Igreja tem. Estamos todos preocupados porque aumenta a cada dia a indiferença nas pessoas para com as mensagens de Jesus Cristo. Todo aquele que traça seus próprios caminhos e abandona os caminhos indicados por Deus paga caro pela decisão tomada. Esta é a mais uma das verdades que ninguém precisa contar para nós. Vemos acontecer todos os dias em nossas comunidades.

Muitos pensam que a Igreja não faz falta em suas vidas, a ignoram e ficam distantes. Quando falamos em Dízimo elas dizem que estamos pedindo dinheiro demais. Aí temos que ser sinceros e dizer claramente, que buscamos algo mais importante do que todo o dinheiro do mundo, buscamos a elas.
É por isto que a Igreja está incentivando as Missões. Temos que nos organizar para ir ao encontro destes irmãos, oferecendo a eles uma nova perspectiva de vida. Dizer para cada um que eles são amados por Deus, e que serão acolhidos na Igreja como estão.

Para convencer estas pessoas de que a Igreja é um bem em suas vidas, temos que falar dos valores do catolicismo. Temos que falar de nossas riquezas espirituais, dos nossos dois mil anos de caminhada, de nossas tradições, de nossas comunidades e temos que mostrar nossa alegria por frequentar a Igreja.
Para convence-las a entregarem o Dízimo, temos que anunciar o que já temos organizado na comunidade, o que já foi construído e o que pretendemos organizar e construir. Dizer isto é bom, porque a maioria das pessoas gosta de participar de grandes projetos, e o maior de todos é o projeto de Deus.
Seria um erro dispensar o Dízimo na secretaria. Alguns não são vistos na Igreja, mas entregam o Dízimo na secretaria. Às vezes entregam pequenos valores, mas é o único laço que os mantém unidos a comunidade.

SANTO DO DIA: 24 de Maio - São Vicente de Lérins


São Vicente de Lérins
Século V

24 de Maio - São Vicente de Lérins

As notícias que temos sobre o religioso Vicente são poucas. Ele viveu no mosteiro de Lérins, onde foi ordenado sacerdote no século V. Os dados sobre sua vida antes desse período também não são muitos. Tudo indica que ele era um soldado do exército romano e que sua origem seria o norte da França, hoje território da Bélgica.

Alguns registros encontrados em Lérins, escritos por ele mesmo, induzem a crer que seu irmão seria o bispo de Troyes. E ele decidira abandonar a vida desregrada e combativa do exército para "espantar a banalidade e a soberba de sua vida e para dedicar-se somente a Deus na humildade cristã". Vicente, então, optou pela vida monástica e nela despontou como teólogo e escritor famoso, grande reformador do mosteiro de Lérins.

Ingressou nesse mosteiro, fundado por santo Honorato, na ilha francesa localizada defronte a Cannes, já em idade avançada. Ali se ordenou sacerdote e foi eleito abade, pela retidão de caráter e austeridade de vida religiosa. 

Transformou o local num florescente centro de cultura e de espiritualidade, verdadeiro celeiro de bispos e santos para a Igreja. Em 434, escreveu sua obra mais famosa, o "Comnitorium", também conhecido como "manual de advertência aos hereges". Mais tarde, são Roberto Belarmino definiu essa obra como "um livro de ouro", porque estabelece alguns critérios básicos para viver integralmente a mensagem evangélica.

Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e dotado de uma grande cultura humanística, os seus escritos são notáveis pelo vigor e estilo apurado, e pela clareza e precisão de pensamento. As obras possuem grande relevância contra a doutrina herética, e outros textos cristológicos e trinitários. Sua obra, em especial a "Advertência aos hereges" teve uma grande difusão e repercussão, atingindo os nossos dias.

Enaltecido pelos católicos e protestantes, porque traz toda a doutrina dos Padres analisadas nas fontes da fé cristã e todos os critérios da doutrina ortodoxa, Vicente era um grande polemista, respeitado até mesmo por são Jerônimo, futuro doutor da Igreja, seu contemporâneo. Os dois travaram grandes debates através de uma rica corresponderia, trazendo luz sobre muitas divergências doutrinais.

Vicente de Lérins teve seu reconhecimento exaltado pelo próprio antagonista, que fez questão de incluí-lo num capítulo da sua famosa obra "Homens ilustres". Morreu no mosteiro no ano 450. A Igreja católica dedica o dia 24 de maio a são Vicente de Lérins, celebrado na mesma data também no Oriente.

EVANGELHO DO DIA: Divórcio? Adultério? - Mc 10,1-12

Jesus se pôs a caminho e foi para a região da Judeia, pelo outro lado do rio Jordão. As multidões mais uma vez se ajuntaram ao seu redor, e ele, como de costume, as ensinava. Aproximaram-se alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: “Qual é o preceito de Moisés a respeito?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la”. Jesus disse: “Foi por causada dureza do vosso coração que Moisés escreveu este preceito. No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram mais perguntas sobre o assunto. Jesus respondeu: “Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se uma mulher despede seu marido e se casa com outro, comete adultério também”.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O QUE DIZER AO CATÓLICO QUE NÃO SE JULGA CAPAZ DE CUMPRIR A MISSÃO QUE A IGREJA VAI DESENVOLVER NAS COMUNIDADES?

Que Jesus Cristo fundou a Igreja com pessoas humildes. Pedro também chamado de Simão Pedro, era um pescador e foi o primeiro Papa da Igreja. Que na maioria de nossas comunidades, quem está a frente dos trabalhos são as pessoas que antes se julgavam incapazes.
Podemos dizer também que para ser eficiente na missão da Igreja basta ter vontade. É preciso entender a importância do que será feito. A Igreja quer ser mais missionária, para que mais pessoas conheçam a Deus, porque onde Deus não é conhecido, as tragédias humanas acontecem com mais facilidade. Isto está nas comunidades, diante dos nossos olhos.


É bom falar também que devemos buscar nossa própria capacidade. A maior fonte de informação é a Bíblia. Jesus Cristo foi o primeiro a nos enviar em missão. Basta ler todo o capítulo 10 do Evangelista Lucas e também o capítulo 10 do Evangelista Mateus. Para ficar mais animado ainda, é bom ler no capítulo 28 do Evangelho de Mateus, os versículos 19 e 20. Não transcrevemos aqui, os capítulos e versículos, para esta mensagem não ficar muito grande.
Mas tem um pensamento que todo mundo usa, quando alguém diz que não tem capacidade.: "DEUS NÃO CHAMA APENAS OS CAPACITADOS, PORQUE CAPACITA OS ESCOLHIDOS". Como Deus faz isso?

Primeiro ele quer que usemos todos os dons que já nos concedeu. Quando perceber que continuamos firme na missão, mas nos faltam capacidade para sermos mais eficientes, Deus manda mais talentos. E nós passamos a desempenhar tarefas na Igreja, que antes nos parecia impossível  É assim que surgem os grandes missionários na Igreja. No começo nem todos eram capacitados, mais eram perseverantes.

Vai aqui um testemunho pessoal, de quem está há mais de 38 anos trabalhando em missões. "eu nunca estudei catecismo nem teologia, meus estudos escolares não foram além do antigo Ginasial", mais percebendo minha vontade em servi-Lo, Deus foi liberando talentos e já escrevi 10 livros sobre o dízimo e ajudei a mais de 15.000 comunidades nos trabalhos missionários de casa em casa, para gerar consciência sobre o Dízimo. 

SANTO DO DIA: São João Batista de Rossi


São João Batista de Rossi
1698-1764

23 de Maio - São João Batista de Rossi

João Batista de Rossi nasceu no dia 22 de fevereiro de 1698, em Voltagio, na província de Gênova, Itália. Aos dez anos, foi trabalhar para uma família muito rica em Gênova como pajem, para poder estudar e manter-se. Três anos depois, transferiu-se, definitivamente, para Roma, morando na casa de um primo que já era sacerdote e estudando no Colégio Romano dos jesuítas. Lá se doutorou em filosofia, convivendo com os melhores e mais preparados de sua geração de clérigos. Depois, os cursos de teologia ele concluiu com os dominicanos de Minerva.

A todo esse esforço intelectual João Batista acrescentava uma excessiva carga de atividade evangelizadora, mesmo antes de ser ordenado sacerdote, junto aos jovens e às pessoas abandonadas e pobres. Com isso, teve um esgotamento físico e psicológico tão intenso que desencadearam os ataques epiléticos e uma grave doença nos olhos. Nunca mais se recuperou e teve de conviver com essa situação o resto da vida. Contudo ele nunca deixou de praticar a penitência, concentrada na pouca alimentação, minando ainda mais seu frágil organismo.

Recebeu a unção sacerdotal em 1721. Nessa ocasião, devido à experiência adquirida na direção dos grupos de estudantes, decidiu fundar a Pia União de Sacerdotes Seculares, que dirigiu durante alguns anos. Por lá, até o final de 1935, passaram ilustres personalidades do clero romano, alguns mais tarde a Igreja canonizou e outros foram eleitos para dirigi-la.

Entretanto João Batista queria uma obra mais completa, por isso fundou e também dirigiu a Casa de Santa Gala, para rapazes carentes, e a Casa de São Luiz Gonzaga, para moças carentes. Aliás, esse era seu santo preferido e exemplo que seguia no seu apostolado.

O seu rebanho eram os mais pobres, doentes, encarcerados e pecadores. Tinha o dom do conselho, era atencioso e paciente com todos os fiéis, que formavam filas para se confessarem com ele. O tom de consolação, exortação e orientação com que tratava seus penitentes atraía cristãos de toda a cidade e de outras vizinhanças. João Batista era incansável, dirigia tudo com doçura e firmeza, e onde houvesse necessidade de algum socorro ali estava ele levando seu fervor e força espiritual.

Quando seu primo cônego morreu, ele foi eleito para sucedê-lo em Santa Maria, em Cosmedin, Roma. Mas acabou sendo dispensado da obrigação do coro para poder dedicar-se com maior autonomia aos seus compromissos apostólicos.

Aos sessenta e seis anos de idade, a doença finalmente o venceu e ele morreu no dia 23 de maio de 1764, tão pobre que seu enterro foi custeado pela caridade dos devotos. João Batista de Rossi foi canonizado pelo papa Leão XIII em 1881, que marcou sua celebração 

EVANGELHO DO DIA: O que resulta para quem provoca quedas - Mc 9,41-50

“Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E quem provocar a queda um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo-os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga. Todos serão salgados pelo fogo. O sal é uma coisa boa; mas se o sal perder o sabor, como devolver-lhe o sabor? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.”

quarta-feira, 22 de maio de 2013

NOS TRABALHOS MISSIONÁRIOS, QUAL ATIVIDADE VAI TRAZER MAIS BENEFÍCIOS PARA A EVANGELIZAÇÃO?


Em todo Brasil as comunidades da Igreja Católica estão fazendo missões. É fácil imaginar os custos que estão tendo, mais quem deve assumi-los? A resposta é uma só: O DÍZIMO.
É a Providencia Divina que indica que deve ser assim, porque trabalhar para gerar consciência sobre o Dízimo, é fazer as missões como a Igreja quer, na prática.


Sem dúvida alguma será a visita as famílias. Elas já estão esperando por este momento, ele faz bem a quem é visitado e a quem faz a visita.
O testemunho é da Pastoral do Dízimo. Em todo o Brasil, as comunidades que vão de casa em casa para cadastrar os católicos para a entrega do Dízimo na Igreja, mudam a estrutura da Paróquia, não só porque passam a receber mais dinheiro, mas porque passam a receber mais pessoas na Igreja.
Mas não pode ser uma única visita, temos que voltar sempre, no mínimo uma vez por mês. E não podemos chegar de mãos vazias, temos que levar algo para as famílias. Bom é dividir a comunidade por setores, e cada missionário se responsabilizar por um setor. Este setor vai crescer virar comunidade e mais tarde pode ser até uma Paróquia.
Seja um Missionário Católico
Os missionários não devem se preocupar com o que vão falar nas casas, o melhor é falar o mínimo necessário. Só a presença de alguém da Igreja, faz muito bem as pessoas. Tudo deve acontecer em clima total de cordialidade, para despertar confiança nas pessoas. Se elas confiarem nos missionários, aceitarão mais facilmente o que eles mais desejam que é fazer com que passem a frequentar mais a Igreja.
Mas tudo tem que ser muito bem separado. Os subsídios devem ser em linguagem simples, clara e objetiva. Serão usados muitos subsídios. O missionário tem que deixar com as famílias uma relação das atividades já desenvolvidas na comunidade que representa, os dias e horários de missas, e os nomes das pessoas responsáveis por cada pastoral. É bom avisar que o missionário voltará sempre para trazer mensagens e avisos da Paróquia.
Na Igreja Católica temos ainda algumas dificuldades em fazer trabalhos missionários de casa em casa, sobretudo nas comunidades urbanas. Temos que corrigir este erro.
Peça a Deus que convide você para ser um dos missionários que farão as visitas. Você vai descobrir que tem mais talentos do que pensa ter e sua vida ganhará sentido novo. Faça uma experiência.

SANTO DO DIA: Santa Rita de Cássia



Santa Rita de Cássia
1381-1457

22 de Maio - Santa Rita de Cássia

Rita nasceu no ano de 1381, na província de Umbria, Itália, exatamente na cidade de Cássia. Rita, ainda na infância, manifestou sua vocação religiosa. Diferenciando-se das outras crianças, ao invés de brincar e aprontar as peraltices da idade, preferia ficar isolada em seu quarto, rezando.

Para atender aos desejos de seus pais já idosos, Rita casou-se com um homem de nome Paulo Ferdinando, que, a princípio, parecia ser bom e responsável. Mas, com o passar do tempo, mostrou um caráter rude, tornando-se violento e agressivo. A tudo ela suportava com paciência e oração. Tinha certeza de que a penitência e a abnegação conseguiriam convertê-lo aos preceitos de amor a Cristo. Um dia, Paulo, finalmente, se converteu sinceramente, tornando-se bom marido e pai. Entretanto suas atitudes passadas deixaram um rastro de inimizades, que culminaram com seu assassinato, trazendo grande dor e sofrimento ao coração de Rita.

Dedicou-se, então, aos dois filhos ainda pequenos, que na adolescência descobriram a verdadeira causa da morte do pai e resolveram vingá-lo, quando adultos. Rita tentou, em vão, impedir essa vingança. Desse modo, pediu a interferência de Deus para tirar tal idéia da cabeça dos filhos e que, se isso não fosse possível, os levasse para junto dele. Assim foi. Em menos de um ano, os dois filhos de Rita morreram, sem concretizar a vingança.

Rita ficou sozinha no mundo e decidiu dar um novo rumo à sua vida. Determinada, resolveu seguir a vocação revelada ainda na infância: tornar-se monja agostiniana. As duas primeiras investidas para ingressar na Ordem foram mal-sucedidas. Segundo a tradição, ela pediu de forma tão fervorosa a intervenção da graça divina que os seus santos de devoção, Agostinho, João Batista e Nicolau, apareceram e a conduziram para dentro dos portões do convento das monjas agostinianas. A partir desse milagre ela foi aceita.

Ela se entregou, completamente, a uma vida de orações e penitências, com humildade e obediência total às regras agostinianas. Sua fé era tão intensa que na sua testa apareceu um espinho da coroa de Cristo, estigma que a acompanhou durante quatorze anos, mantido até o fim da vida em silencioso sofrimento dedicado à salvação da humanidade.

Rita morreu em 1457, aos setenta e seis anos, em Cássia. Sua fama de santidade atravessou os muros do convento e muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão. Sua canonização foi assinada pelo papa Leão XIII em 1900.

A vida de santa Rita de Cássia foi uma das mais sofridas na história da Igreja católica, por esse motivo os fiéis a consideram a "santa das causas impossíveis". O seu culto é celebrado em todo o mundo cristão, sendo festejada no dia 22 de maio, tanto na Igreja do Ocidente como na do Oriente.

EVANGELHO DO DIA: Quem não é contra nós, está a nosso favor - Mc 9,38-40


Evangelho (Marcos 9,38-40)

Quarta-Feira, 22 de Maio de 2013 
7a. Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: 
“Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 21 de maio de 2013

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DÍZIMO, OFERTA E ESMOLA


Uma pergunta que muitos fazem: Quanto devo ‘pagar’? Como devo contribuir?
É bom esclarecermos, de início, que dízimo não se paga. Com o dízimo se devolve, se consagra. Quando pensamos desta forma, até a linguagem muda de aspecto. É bom utilizar-mos a linguagem da Bíblia para falar sobre o dízimo. A Bíblia fala em trazer o dízimo. O Dízimo é dízimo porque o Senhor assim o quis.  Dízimo vem de 10% daquilo que se ganha mensalmente.
Dízimo é simplesmente uma questão de fazer a experiência com Deus.
Dízimo é comunhão e partilha, mas, para chegar a isso, é necessário educar a fé “Todos tinham tudo em comum e repartiam seus bens entre os necessitados” (At 2,44-45).
Só podemos compreender um dízimo que tenha embasamento na Palavra de Deus. Assim entendido, desfazem-se todas as dúvidas sobre essa forma de contribuição.
A Bíblia está cheia de referências sobre o dízimoofertas, coletas, esmolas, etc.
Muitos se confundem quanto à diferença entre dízimooferta e esmola. O dizimista – e o cristão em geral – deve estar atento à diferença que existe entre essas expressões. Uma não supõe a outra. Ao contrário, uma exclui a outra.
1) Dízimo: É a décima parte que ofereço a Deus e, em nosso caso, à nossa Igreja. O dízimo é uma forma estipulada e educativa para levar o povo a se lembrar concretamente de Deus na época das colheitas e das crias dos rebanhos. Em nosso caso, como vivemos na cidade e somos assalariados, nosso dízimo é mensal. “Há quem dá generosamente, e sua riqueza aumenta ainda mais; e há quem acumula injustamente, e acaba na miséria. Quem é generoso progride na vida, e quem dá de beber jamais passará sede. O povo amaldiçoa quem sonega alimentos, e abençoa quem os põe no mercado.” (Provérbios 11,24-26)
2) Oferta:  Ato de oferecer(-se); oferecimento. V. oferenda. A oferta também deve ser feita a partir de um trabalho de conscientização. Oferta não é qualquer coisa que ofereço a Deus, à Igreja. Devemos fazer a oferta de acordo com o impulso do coração. O livro do Êxodo (22,29a) diz: “Não tardarás a oferecer-me as primícias de tua colheita e de tua vindima”.·
3) Esmola:  No dicionário encontramos assim registrado o significado da palavra esmola: “o que se dá aos necessitados, por caridade ou filantropia; óbolo, espórtula. Auxílio, amparo; benefício”. Jesus, ao desmascarar a hipocrisia dos fariseus, assim se refere às esmolas: “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita” (Mt 6,3).
O que são coletas?

Certamente são bem diferentes de dízimos.
As coletas são aquelas campanhas que fazemos por ocasião de uma determinada situação na Igreja, na comunidade. Aqui podemos lembrar a Campanha da Fraternidade o dia das missões, a coleta da Evangelização no Advento;  ou ainda de situações que a igreja ou a sociedade estejam vivenciando, como por exemplo: enchentes, secas terremotos.
No Catecismo da Igreja Católica lemos que " desde os inícios, os cristãos levavam, com o pão e o vinho para a Eucaristia  seus dons para repartir com os que estavam em necessidade. Este costume da coleta, sempre atual, inspira-se no exemplo de Cristo que se fez pobre para nos enriquecer: os que possuem bens em abundância e o desejam, dão livremente o que lhes parecem bem; e o que se recolhe é entregue àquele que preside. Este socorre os órfãos e viúvas e os que, por motivo de doença ou razão, se encontram em necessidade, assim como os encarcerados e os imigrantes; numa palavra ele socorre todos os necessitados" (S 1351)

É preciso lembrar ainda que O AMOR caracteriza fundamentalmente a contribuição do dízimo.
Nota: Sugerimos a leitura dos livros do Padre Jerônimo Gasques: "O dízimo não acontece por acaso" e "Espiritualidade do dízimo".

Você sabia que no Brasil, dois grupos de pessoas foram mortos por serem católicos, e se tornaram mártires?


Em todo Brasil as comunidades da Igreja Católica estão fazendo missões. É fácil imaginar os custos que estão tendo, mais quem deve assumi-los? A resposta é uma só: O DÍZIMO.
É a Providencia Divina que indica que deve ser assim, porque trabalhar para gerar consciência sobre o Dízimo, é fazer as missões como a Igreja quer, na prática.


No momento que a Igreja Católica incentiva trabalhos missionários nas comunidades para resgatar os católicos indiferentes, procurando despertar em todos o prazer de manter a Igreja com os frutos do trabalho, lembrar que brasileiros foram assassinados por serem católicos deve servir como fonte de inspiração para todos nós.

Os fatos aconteceram no ano de 1645. O primeiro grupo participava de uma Santa Missa na localidade de Cunhaú no Rio Grande do Norte, estavam na Igreja umas 70 pessoas, todas foram mortas por serem Católicas. O Padre que celebrava tinha 73 anos de idade, se chamava André de Soveral e também foi morto O outro grupo foi morto na localidade de Uruaçu, também no Rio Grande do Norte, estavam na Igreja umas 80 pessoas. Os índios chegaram, mandaram que tirassem a roupa, e mataram todas as pessoas, O Papa João Paulo II beatificou os dois grupos.

Em todo o Brasil conhecemos pessoas que doam as suas vidas pelos trabalhos missionários, sem ganharem nada em troca. Muitas passam a vida servindo a Igreja, e morrem na pobreza e no anonimo. Outros perdem a vida,  por defenderem aqueles que desejam terra para plantar, como foram os casos do Padre Josimo, no Tocantins e da Irmã Doroty, no estado do Pará.
Quando sugerimos que todos participem das missões e entreguem o Dízimo com alegria, estamos pedindo menos do que estas pessoas fazem pela Igreja.
Os Santos e Mártires, como os que foram mortos no Rio Grande do Norte, nos inspiram para as Missões e para a entrega do Dízimo. O que entregam a Deus, foi mais do que 10% de dinheiro, eles entregaram 100% de suas vidas.
Nas Missões e na entrega do Dízimo, usemos os Santos e Mártires como fonte de inspiração.

SANTO DO DIA: Manuel G. Gonzáles e Adílio DaronchBem-aventurados


Manuel G. Gonzáles e Adílio Daronch Bem-aventurados 1877-1924

21 de Maio - Manuel G. Gonzáles e Adílio DaronchBem-aventurados

Padre Manuel Gomes Gonzalez nasceu em 29 de maio de 1877, em São José de Riberteme, Província de Fontevedra - Espanha. Foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1902 em Tui.

Em 1913, com grande espírito missionário e abertura de coração veio ao Brasil. Foi nomeado pároco da Igreja Nossa Senhora da Luz, em Nonoai, no Rio Grande do Sul. A 23 de janeiro de 1914, recebia a paróquia de Nossa Senhora da Soledade. Em 7 de dezembro de 1915, o bispo de Santa Maria - RS, Dom Miguel de Lima Valverde, nomeou Padre Manuel primeiro pároco da igreja Nossa Senhora da Luz, em Nonoai. Iniciando assim seu trabalho pastoral: organizou o Apostolado da Oração, a Catequese paroquial, o combate ao analfabetismo. Lutando com muitas dificuldades econômicas, reformou a igreja matriz. 

Na páscoa de 1924, Padre Manuel recebeu carta do Bispo de Santa Maria, pedindo que fosse ao Regimento do Alto Uruguai, fazer a páscoa dos Militares e depois fosse até a colônia Três Passos, para atender aos colonos de origem alemã, que estavam esperando missa, batizados e a bênção do cemitério. Padre Manuel convidou o seu coroinha Adílio Daronch que o acompanhasse num longo itinerário pastoral, a serviço da Paróquia de Palmeira das Missões.

Adílio Daronch nasceu em Dona Francisca (RS), em 1908, filho de Pedro Daroch e Judite Segabinazzi, migrantes italianos vindo da Itália em 1883, com a família. Adílio era o terceiro filho do casal. Em 1912 a família foi morar em Passo Fundo, onde o pai aprendeu o ofício de fotógrafo. Alguns meses depois a família retorna para Nonoai onde exerce o ofício de fotógrafo e tinha uma pequena farmácia de homeopatia. A família de Pedro era muito religiosa. Eram grandes colaboradores do Padre Manuel. Adílio era coroinha e auxiliar nos serviços do altar e da paróquia.

Nesta época o Rio Grande do Sul vivia momentos conturbados. O estado acabava de passar pela revolução entre chimangos e maragatos (Revolução de 1923), em que houve muita violência e derramamento de sangue.

Padre Manuel e o coroinha Adílio Daronch dirigiram-se a cavalo, para o Alto Uruguai até a Colônia Militar, no Alto Uruguai, onde a 20 de maio, Adílio ainda ajudou na Páscoa de militares.

A caminho de Três Passos, ao chegar em "Feijão Miúdo" o coroinha Adílio e o padre Manuel foram surpreendidos por anticlericais e inimigos da religião. Foram levados para o mato, amarrados em árvores e fuzilados. Era o dia 21 de maio de 1924.

Os próprios colonos que encontraram os corpos amarrados em uma árvore os enterraram. Em cima da cruz da sepultura, escreveram: «mártires da fé, verdadeiros santos da Igreja, assassinados a 21 de maio de 1924».

Quarenta anos depois, em 1964, os restos mortais foram desenterrados e os ossos foram levados para Nonoai, numa caravana, pela Diocese. Em 1997, a Diocese encaminhou o processo de beatificação. Foram escritos vários livros sobre estes mártires.

Em 2002: Na Visita Ad Limina, ao receber um abaixo-assinado dos bispos do Rio Grande do Sul, o Cardeal português, José Saraiva Martins, responsável pelas beatificações, nos disse:
"Vocês precisam divulgar mais esta causa dos mártires. A Igreja não pode beatificar uns mártires que apenas são conhecidos no Alto Uruguai. Alto Uruguai, parece ser de outro país, é preciso que esta causa venha a interessar a todo o Rio Grande e todo o Brasil, além disso, Espanha (onde padre Manuel nasceu e foi ordenado padre) e Portugal (onde trabalhou por mais de 10 anos na Arquidiocese de Braga) precisam conhecer esta causa". 

Começou-se então um grande trabalho de divulgação. Falou-se diversas vezes a todos os Bispos do Brasil, em Itaici. Foram escritas cartas e e-mails aos bispos de Vigo (na Espanha) e Braga (em Portugal).

Dia 21 de outubro de 2007, foram beatificados, em Frederico Westphalen, os chamados mártires de Nonoai: o padre Manuel e o coroinha Adílio. A cerimônia foi presidida pelo cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos que veio diretamente de Roma. Cerca de 40 mil fiéis estavam presentes à cerimônia.

Em sua homilia, o cardeal Martins destacou: "santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado".

Foi o que fizeram os dois novos bem-aventurados disse o cardeal. "Pela beleza e verdade de Cristo e do seu Evangelho, os dois novos bem-aventurados renunciaram a tudo, também a si próprios, também à sua própria vida, que é o maior tesouro que Deus nos deu".

Hoje, a Igreja reconhece a vitória do padre Manuel e do coroinha Adílio, prestando-lhes a homenagem da glória e reconhecendo a sua poderosa intercessão.

EVANGELHO DO DIA: Quem é o mais importante - Mc 9,30-37


Evangelho (Marcos 9,30-37)

Terça-Feira, 21 de Maio de 2013 
7a. Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessaram a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

ALÉM DE ENTREGAR O DÍZIMO PERMANENTEMENTE, O QUE MAIS CADA CATÓLICO PODE FAZER MAIS PARA AJUDAR A IGREJA A SER MAIS MISSIONÁRIA?


Em todo Brasil as comunidades da Igreja Católica estão fazendo missões. É fácil imaginar os custos que estão tendo, mais quem deve assumi-los? A resposta é uma só: O DÍZIMO.
É a Providencia Divina que indica que deve ser assim, porque trabalhar para gerar consciência sobre o Dízimo, é fazer as missões como a Igreja quer, na prática.


Falar sobre as missões, falar muito para os parentes, os vizinhos, no trabalho, na escola, no encontro com os amigos. Todos precisam saber que a Igreja está preocupada com os indiferentes, com as pessoas que foram batizadas, mas não mostram interesse pela Igreja.
O que falar? Vamos apresentar algumas sugestões:
Pastoral do dízimo
 – Fale da felicidade em ser católico, vista a camisa, mostre sua alegria. Você poderá convencer as pessoas que a Igreja é um bem para elas, se mostrar com alegria, que está sendo um bem para você.
 – Diga que sua igreja tem dois mil anos de serviços prestados a Jesus Cristo e que foi fundada pelo próprio Cristo.
 – Fale para todo mundo que a Igreja Católica tem uma riqueza que nenhuma outra tem, os Santos e Mártires, pessoas iguais a todos nós, que colocaram suas vidas a favor do Evangelho.
 – Diga que temos Igrejas Católicas em todos os cantos do Brasil. Onde tem só dois moradores já estão pensando em contruir a Igreja.
 – Diga para todo mundo que temos o Sacramento dos Sacramentos que é a Eucaristica, fonte de unidade e comunhão para todos nós.
 – Não se esqueça de dizer que defendemos a vida e somos contra tudo e todos que atentam contra ela.
 – Fale da Santa Missa, quando nos reunimos para ouvir as mensagens do Evangelho. Fale que um domingo sem missa, não é um domingo completo.
 – Fale do que já funciona em sua comunidade, e do que será construído.
 – E não esqueça de dizer que você é feliz porque entrega o Dízimo. Diga o que é feito com ele, o que nos ama e acolhe como somos.

SANTO DO DIA: São Bernardino de Sena


São Bernardino de Sena
1380-1444

20 de Maio - São Bernardino de Sena

Na Itália, Bernardino nasceu na nobre família senense dos Albizzeschi, em 8 de setembro de 380, na pequena Massa Marítima, em Carrara. Ficou órfão da mãe quando tinha três anos e do pai aos sete, sendo criado na cidade de Sena por duas tias extremamente religiosas, que o levaram a descobrir a devoção a Nossa Senhora e a Jesus Cristo.

Depois de estudar na Universidade de Sena, formando-se aos vinte e dois anos, abandonou a vida mundana e ingressou na Ordem de São Francisco, cujas regras abraçou de forma entusiasmada e fiel. Apoiando o movimento chamado "observância", que se firmava entre os franciscanos, no rigor da prática da pobreza vivida por são Francisco de Assis, acabou sendo eleito vigário-geral de todos os conventos dos franciscanos da observância.

Aos trinta e cinco anos de idade, começou o apostolado da pregação, exercido até a morte. E foi o mais brilhante de sua época. Viajou por toda a Itália ensinando o Evangelho, com seus discursos sendo taquigrafados por um discípulo com um método inventado por ele. O seu legado nos chegou integralmente e seu estilo rápido, bem acessível, leve e contundente, se manteve atual até os nossos dias. Os temas freqüentes sobre a caridade, humildade, concórdia e justiça, traziam palavras duríssimas para os que "renegam a Deus por uma cabeça de alho" e pelas "feras de garras compridas que roem os ossos dos pobres".

Naquela época, a Europa vivia grandes calamidades, como a peste e as divisões das facções políticas e religiosas, que provocavam morte e destruição. Por onde passava, Bernardino restituía a paz, com sua pregação insuperável, ardente, empolgante, até mesmo usando de recursos dramáticos, como as fogueiras onde queimava livros impróprios, em praça pública. Além disso, como era grande devoto de Jesus, ele trazia as iniciais JHS - Jesus Salvador dos Homens - entalhadas num quadro de madeira, que oferecia para ser beijado pelos fiéis após discursar.

As pregações e penitências constantes, a fraca alimentação e pouco repouso enfraqueciam cada vez mais o seu físico já envelhecido, mas ele nunca parava. Aos sessenta e quatro anos de idade, Bernardino morreu no convento de Áquila, no dia 20 de maio de 1444. Só assim ele parou de pregar.

Tamanha foi a impressão causada por essa vida fiel a Deus que, apenas seis anos depois, em 1450, foi canonizado. São Bernardino de Sena é o patrono dos publicitários italianos e de todo o mundo.

EVANGELHO DO DIA: Tudo é possível para quem crê - Mc 9,14-29


Evangelho (Marcos 9,14-29)

Segunda-Feira, 20 de Maio de 2013 
7a. Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” 17Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.
19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
23Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”. 
26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.