sábado, 9 de março de 2013

Igreja escolhe Papa com predecessor vivo pela 10ª vez na história


O conclave que se inicia na terça-feira vai ser a décima ocasião na história da Igreja Católica em que os cardeais escolhem um novo Papa com o seu predecessor ainda vivo.

O início da Sé Vacante - período entre a morte/renúncia do Papa e a escolha de um sucessor - nos mais de 260 pontificados tem sido geralmente motivado pelo falecimento do bispo de Roma: a resignação de Bento XVI, que entrou em vigor no último dia 28, é um acontecimento sem paralelo nos últimos séculos.

Cronologia:

235: Ponciano, condenado a trabalhar em minas, na Sardenha, abdica do pontificado.
537: Silvério, obrigado a renunciar por Belisário, general bizantino, é exilado para a Ásia Menor.
649: São Martinho I, eleito em 5 de julho, foi exilado após julgamento em Constantinopla, e obrigado a abdicar.
963: João XII, deposto.
964: Bento V, deposto.
1009: João XVIII, resigna, mas desconhecem-se os contornos históricos da decisão.
1044: Bento IX renunciou voluntariamente ao pontificado, mas voltou a ser Papa noutras duas ocasiões.
1294: Celestino V, levou a cabo uma "investigação jurídica" sobre a possibilidade de renúncia do Papa, antes de apresentar a resignação, cinco meses após a sua eleição.
1415: Gregório XII, no Concílio de Constança (Alemanha), apresenta a renúncia e abre caminho à eleição de Martinho V para eliminar divisão entre católicos que obedeciam ao Papa de Roma e ao 'antipapa' de Avinhão, fomentada por questões políticas.
2013: Bento XVI renuncia devido à sua idade avançada, pelo "bem da Igreja". O pontificado concluiu-se a 28 de fevereiro.

Fonte: Agência Ecclesia

Definido: conclave terá início no dia 12 de março




A sala de imprensa da Santa Sé informou às 17:40hs (13:40hs no horário de Brasília), a data do conclave, o qual se realizará na terça-feira, 12 de março. Na parte da manhã, será celebrada a tradicional missa 'Pro Eligendo Pontifice' e à tarde, os cardeais ingressam na Capela Sistina.

O colégio cardinalício tomou a decisão na oitava congregação geral realizada na tarde de hoje, às 17hs. Depois de 40 minutos, jornalistas do mundo inteiro que fazem a cobertura deste momento histórico, tomaram conhecimento do anúncio.

Como se realizará o conclave?

Na manhã do dia 12 de março, será realizada a missa 'Pro Eligendo Pontífice', ou seja, uma celebração solene na basílica de São Pedro que abre oficialmente o conclave. À tarde, os cardeais ingressam na Capela Sistina e logo em seguida, o mestre das celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice profere a frase latina 'Extra Omnes', através da qual ordena que somente os cardeais eleitores permaneçam para a votação.

Fonte: Canção Nova Notícias

Santo do dia


São Domingos Sávio

9 de Março


São Domingos SávioO santo de hoje viveu o lema “Antes morrer do que pecar”.

Nascido em Turim, na Itália, no ano de 1842, Domingos conheceu muito cedo Dom Bosco e participou do Oratório – lugar de formação integral - onde seu coração se apaixonou por Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora.

Pequeno na estatura, mas gigante na busca de corresponder ao chamado à santidade, foi um ícone da alegria de ser santo. Um jovem comum, que buscava cumprir os seus deveres e amava a vida de oração.

Com a saúde fragilizada, faleceu com apenas 15 anos.

São Domingos Sávio, rogai por nós.

Evangelho


(Lucas 18,9-14)

Sábado, 9 de Março de 2013
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’
14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Brasão de Bento XVI é retirado de jardim do Palácio do Governo do Vaticano


Imagem divulgada nesta quinta-feira, 7, mostra que a renúncia de Bento XVI, atual Papa emérito, também influenciou os jardins do Vaticano. O brasão do antigo Pontífice, que decorava a frente do Palácio do Governo do Vaticano, foi retirado.

No lugar dos símbolos do escudo Bento XVI (a cabeça de um mouro, um urso e uma concha) resta apenas a terra remexida, além das chaves que fazem parte do símbolo do Vaticano. Um novo jardim deverá ser montado assim que for eleito um novo Papa.

Até esta quinta-feira, 7, cardeais reunidos no Vaticano para as congregações gerais ainda não tinham chegado a uma definição sobre uma data para iniciar a eleição do novo sucessor de Pedro. É esperada a participação de 115 cardeais na votação, que ocorre na Capela Sistina.

Fonte: G1 / Foto: Andrew Medichini

CNBB emite nota por ocasião do Dia Internacional da Mulher




Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos em Brasília (DF), de 05 a 07 de março, queremos homenagear todas as mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher - 8 de março. Neste dia, em particular, "a Igreja agradece todas as manifestações do 'gênio' feminino surgidas no curso da história, no meio de todos os povos e Nações; agradece todos os carismas que o Espírito Santo concede às mulheres na história do Povo de Deus, todas as vitórias que deve à sua fé, esperança e caridade; agradece todos os frutos de santidade feminina" (Beato João Paulo II, A Dignidade da Mulher, n. 31).

Saudamos e agradecemos, de modo especial, às mulheres que, por sua vocação, missão e empenho na superação de todo tipo de violência, possibilitam a construção de uma cultura de paz no ambiente familiar e social. Reconhecemos que, "face a inúmeras situações de violência e tragédias, são quase sempre as mulheres que mantêm intacta a dignidade humana, defendem a família e tutelam os valores culturais e religiosos" e apontam sinais de esperança, como falou Bento XVI (Angola, 2009).

Ao mesmo tempo, lamentamos que ainda persistam situações em que a mulher seja discriminada ou subestimada por ser mulher. A Igreja, por sua missão, une-se a todas as pessoas de boa vontade para eliminar as pressões familiares e os argumentos sociais, culturais e até mesmo religiosos, que usam a diferença dos sexos para justificar atos de violência contra a mulher, tornando-a objeto de atrocidades e de exploração.

Alegra a todos nós e à sociedade constatar que, cada dia mais, cresce a consciência da dignidade e do papel da mulher, que fortalece seu protagonismo marcante e significativo na vida política, social, econômica, cultural e religiosa da sociedade brasileira.

Merecem, ainda, nosso reconhecimento e gratidão, a dinâmica presença e a atuação das mulheres na vida e na ação evangelizadora da Igreja, expressa pela sua vocação vivida no exercício dos vários ministérios, organismos, pastorais e serviços na construção do Reino de Deus no hoje de nossa história.

Desejamos que, no cuidado da vida e no exercício da caridade e da cidadania, as mulheres continuem sendo testemunho de perseverança nos caminhos que conduzem à justiça e à paz.

Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus e nossa, modelo de mulher, mãe, esposa e trabalhadora, ilumine e proteja as mulheres de nosso país.

Brasília (DF), 07 de março de 2013.

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Presidente da CNBB em exercício

Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-presidente da CNBB em exercício

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

Santo do dia


São João de Deus

8 de Março


São João de DeusNeste dia, lembramos a vida de João Cidade que depois de viver longa aventura distante de Deus, aventurou-se ao Evangelho e hoje, é aclamado como São João de Deus, o patrono dos hospitais.

João nasceu em Évora, Portugal, em 1495; com oito anos fugiu de casa e foi para a Espanha, onde fez obras e vivenciou inúmeras aventuras. Começou João suas histórias, cuidando do rebanho, depois com os estudos tornou-se administrador, mas encantado pelo militarismo, tornou-se soldado e combateu na célebre batalha de Pávia, onde saiu vitorioso ao lado de Carlos V.

Certa vez foi morar em Granada e lá abriu um pequeno negócio de livros, sendo que, ao mesmo tempo, passou a ouvir o grande santo pregador João de Ávila, que no Espírito Santo suscitou a conversão radical de João. Do encontro com Cristo, começou sua maior aventura, que consistiu em construir com Cristo uma história de santidade.

Renunciou a si mesmo, assumiu a cruz e se colocou radicalmente nos caminhos de Jesus, quando no distribuir os bens aos pobres, e acabou sendo lançado num hospital de loucos por parte dos conhecidos, já que João começava a ter inúmeras atitudes voluntariamente estranhas, que visavam não o manicômio, mas a penitência pela humilhação.

Como tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, acabou sendo providencial o tempo que João passou sofrendo naquele hospital, pois diante do tratamento desumano que davam para os pobres e doentes mentais, o Senhor suscitou no coração de João o carisma para lidar com os doentes na caridade e gratuidade.

Desta forma, São João, experimentando a vida na Providência, passou a acolher numa casa alugada, indigentes e doentes, depois entregou-se ao cuidado exclusivo num hospital fundado por ele em Granada (Espanha) e assistido por um grupo de companheiros que, mais tarde, constituíram a Ordem Hospitalar de São João de Deus, o qual entrou no céu em 1550.

São João de Deus, rogai por nós!

Evangelho


 (Marcos 12,28b-34)

Sexta-Feira, 8 de Março de 2013 
3ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou:
“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma , de todo o teu entendimento e com toda a tua força!31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Duas estufas serão usadas para assegurar a cor da fumaça durante o conclave




O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou que no próximo conclave serão usadas duas estufas dentro da Capela Sistina, uma para a fumaça negra e a outra para a fumaça branca ou "fumata bianca", que anuncia a eleição do novo Pontífice.

Desta maneira busca-se evitar a confusão que ocorreu em 1978, durante a eleição do João Paulo I, quando a fumaça que saiu era de cor cinza, e nas eleições de João Paulo II e Bento XVI, que ao princípio saiu cinza e demorou um certo tempo para fazer-se totalmente branca.

Conforme informou o porta-voz, ambas as estufas serão colocadas nos próximos dias. Enquanto isso, o pessoal especializado do Vaticano já começou a acondicionar a Capela Sistina para acolher o conclave, cuja data de início ainda não foi fixada pelos cardeais.

Do mesmo modo, durante a terceira reunião preparatória foram mostradas as três urnas que serão usadas no conclave. Uma servirá para introduzir os votos, a segunda para recolher os votos já escrutinados e a terceira se por casualidade algum eleitor ficar doente sem poder ir à Capela Sistina será levada até a residência Santa Marta, onde se alojarão, para que o purpurado enfermo possa depositar o voto.

Fonte: ACI Digital

Cardeais se reúnem em oração pela Igreja na basílica de São Pedro


No final da tarde desta quarta-feira, 6 de março, os cardeais reunidos em congregação geral, se reuniram para um momento de oração na basílica de São Pedro. Religiosos e leigos se uniram aos prelados para rezar a oração vespertina, que começou com a recitação do santo rosário e logo após adoração eucarística.

Com cantos em latim e momentos de profundo silêncio diante do santíssimo sacramento, os cardeais suplicaram a força do Espírito Santo neste momento de tamanha responsabilidade na escolha do novo Pontífice.

Na tarde de hoje, o Twitter oficial da secretaria de Estado, @terzaloggia, postou uma mensagem dizendo: "Neste momento de particular importância, a Secretaria de Estado se une a toda a Igreja em oração pelo futuro Pontífice".

Com estes gestos, os cardeais indicam para toda a Igreja que o momento é de oração e suplicas para que seja o Espírito Santo a conduzir os trabalhos que antecedem o conclave.

Cardeais

Até a manhã desta quarta-feira, o número de cardeais em Roma era de 153, sendo 113 eleitores. Faltam apenas dois cardeais para completar o colégio de eleitores que, segundo expectativa do próprio Vaticano, já deve estar completa nesta quinta-feira, 7 de março.

A Capela Sistina já está fechada ao público para a preparação do conclave. Espera-se que com o número dos cardeais eleitores completos a reunião que irá eleger o sucessor de Pedro seja definida ainda esta semana.

Fonte: Canção Nova Notícias

Santo do dia


Santas Perpétua e Felicidade

7 de Março


Santas Perpétua e FelicidadeNuma perseguição que se desencadeou em Cartago, foram presos nesta cidade cinco catecúmenos, entre os quais uma escrava chamada Felicidade e uma mulher, ainda nova e de posição, chamada Perpétua. A primeira estava grávida de oito meses e a segunda tinha uma criança de peito. Receberam o batismo enquanto estavam presas.

Permitiram a Perpétua que levasse consigo o filho para o cárcere. Chegado o interrogatório, ambas confessaram abertamente a fé e foram condenadas a ser lançadas às feras no aniversário do imperador Geta. A mãe foi então separada do seu filhinho. "Deus permitiu que ele não voltasse a pedir o peito e que ela não fosse mais atormentada com o leite", escreveu Perpétua no diário que foi fazendo até o dia da sua morte. Narra em seguida uma visão em que lhe apareceu seu irmão Dinócrates, ao sair do Purgatório graças às suas orações, e outra em que lhe foi prometida a assistência divina no último combate.

Felicidade receava que, devido ao seu estado, não lhe permitissem morrer com a companheira, mas, três dias antes dos espetáculos públicos, deu à luz. Como as dores do parto lhe arrancassem gritos, um dos carcereiros observou-lhe: "Se tu te lamentas já dessa maneira, que será quando fores lançada às feras?". "Hoje sou eu que sofro, respondeu a escrava; nesse dia, sofrerá por mim Aquele por quem eu sofro". Deu à luz uma menina que foi adotada por uma mulher cristã.

Perpétua e Felicidade entraram alegremente no anfiteatro com os três companheiros. Envolveram-nas numa rede e entregaram-nas às arremetidas duma vaca furiosa. O povo cansou-se depressa de ver torturar as duas jovens mães, uma das quais ia perdendo o leite, e pediu que se acabasse com aquele espetáculo. Abraçaram-se então pela última vez. Felicidade recebeu o golpe de misericórdia impavidamente. Perpétua caiu nas mãos dum gladiador desastrado que falhou o golpe, "tendo-se visto ela própria na necessidade de dirigir contra o pescoço a mão trêmula do gladiador inexperiente". Estes martírios deram-se na era de 203.

Santas Perpétua e Felicidade, rogai por nós! 

Evangelho do dia


(Lucas 11,14-23)

Quinta-Feira, 7 de Março de 2013 
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Para cardeal Damasceno, conclave é um verdadeiro Pentecostes



O Ano da Fé no período de Sé Vacante: para o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, este é um momento de expectativa, de renovarmos a nossa fé. 

Em entrevista à Rádio Vaticano, dom Raymundo fez uma reflexão sobre a renúncia de Bento XVI e o período de Sé Vacante que estamos vivenciando: 

“O Ano da Fé nos convida a aprofundar cada vez mais a nossa fé em Jesus Cristo. E a nos convertermos mais plenamente para Deus. Eu creio que num momento como este, em que a sé de Pedro está vacante e aguardando um novo sucessor de Bento XVI, é um momento de nós renovarmos a nossa fé em Jesus Cristo - Aquele que é o Pastor supremo da Igreja, que conduz a Igreja e está sempre presente. Muitas vezes parecendo que está dormindo, como disse o Papa. Mas não está dormindo, Ele está presente, está conduzindo sua Igreja através da assistência do Espírito Santo, de modo que é momento de expectativa, um momento muito singular na história da Igreja, porque não é normal a renúncia de um Papa. Normalmente, o Papa termina o seu mandato com a morte, mas neste caso o Papa Bento XVI não inova, porque tivemos o caso de Celestino V, que renunciou após poucos meses de mandato. E devemos confiar de que Deus também vai estar assistindo a Igreja e o Espírito Santo vai nos iluminar, a nós cardeais, que vamos participar do conclave, para justamente decidir sobre aquele que melhor poderá desempenhar esta missão nos tempos atuais da Igreja - um tempo de tantas mudanças, tempo de tantos desafios, mas certamente Ele nos dará também, mesmo usando as mediações humanas, que são os cardeais, um sucessor de Bento XVI com muita sabedoria, muita prudência e que certamente vai conduzir a Igreja com essa mesma dedicação, esse mesmo amor com que a dirigiu também o Papa Bento XVI nesses oito anos”. 

Fonte: Rádio Vaticano / Foto: Piotr Spalek

Cardeais brasileiros vivem momentos de preparação para o conclave com espírito de discernimento


Como os cardeais brasileiros viveram o primeiro dia das congregações gerais? Em entrevista à Rádio Vaticano, o monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, que assessora cardeal Raymundo em sua estada em Roma, declarou: 

“A congregação da parte da manhã foi um pouco mais técnica, com explicação de procedimentos e revisão dos mesmos. A seguir, almoçaram todos juntos, a convite do cardeal João Braz de Aviz. No fim da congregação vespertina, notávamos muita alegria nos cardeais. Eles haviam recém ouvido uma relação do cardeal Vallini sobre a diocese de Roma, a cidade e o significado desta diocese entre todas as outras; e ficaram muito impressionados. Mas o que impressionou a todos foi a conferência do frei Raniero Cantalamessa. Conversando com dom Raymundo, ele fez questão à noite de rever os apontamentos pessoais, passou a limpo tudo e refez a meditação do frade capuchinho sobre o ministério de Pedro no Novo Testamento, subdividido em três pontos; depois os sinais dos tempos atuais, partindo do Concílio Vaticano II e os principais desafios para a Igreja hoje - questões realmente muito atuais. E o terceiro ponto sobre o perfil do Papa. Isso impressionou muito os cardeais, gostaram da profundidade, do conteúdo espiritual, da densidade teológica da meditação”. 

Com qual espírito nossos cardeais estão vivenciando estes momentos? 

“Verdadeiramente com espírito de discernimento, desejando ter o tempo para se encontrar com os outros cardeais, com seus colegas para conhecê-los, para trocar ideias. Inclusive os nossos cardeais gostariam que nesses dias, hoje e amanhã, houvesse congregações vespertinas, para que houvesse mais tempo para ficar junto com os cardeais e aprofundar, assim, o conhecimento entre eles. Mas como foi votado e foi decidido que no dia de hoje e de amanhã serão somente congregações matutinas, eles aceitaram, mas lamentam no sentido de que gostariam ter mais tempo junto com os colegas. Este é o espírito: discernimento para uma boa escolha”. 

O que farão hoje à tarde, já que não há congregação? 

“Cada qual organiza o seu tempo, como for possível. Imagino que com leituras, todos eles têm muitas correspondências para responder, o contato com a própria arquidiocese. Com exceção de dom Majella, os outros têm as suas dioceses, então certamente o contato com as mesmas para questões mais urgentes. E é possível que organizem também algum tipo de lazer, algum filme”. 

Fonte: Rádio Vaticano

Santo do dia.


Santa Rosa de Viterbo

6 de Março


Santa Rosa de ViterboA santidade é uma graça que o Espírito Santo quer dar a todos, porém, é Ele que vai no tempo d'Ele manifestando para o mundo este dom dado a quem luta diariamente. Por exemplo, Santa Rosa - que lembramos neste dia - muito cedo começou a externar atitudes extraordinárias de coragem e amor ao Senhor.

Nasceu em Viterbo, no ano de 1233, numa pobre e humilde família; quando tinha apenas três anos conta-se que pela sua oração Jesus reviveu uma tia. Com sete anos, Rosa pegou uma forte doença que acabou sendo um meio para sua vida de consagração, pois Nossa Senhora apareceu a ela, restituindo sua saúde e chamando-a à uma total entrega de vida.

Santa Rosa, antes mesmo de alcançar idade, resolveu livremente vestir um hábito franciscano, já que sua meta era entrar na Ordem de Santa Clara de Assis. Menina cheia do Espírito Santo, não ficou parada diante dos hereges cátaros, que semeavam a rejeição às autoridades.

Com apenas doze anos, era instrumento eficaz nas mãos do Pai Celeste, por isso anunciava o Evangelho e denunciava as artimanhas de satanás. Banida pelo imperador, continuou profetizando. Com o falecimento do imperador, ela voltou como heroína para Viterbo. Mesmo sem ser aceita com dezesseis anos pelas Irmãs Clarissas, Santa Rosa perseverou no caminho da santidade e, aos dezoito anos, foi acometida de uma doença que a levou para a Eterna Morada de Deus.

Santa Rosa de Viterbo, rogai por nós!

Evangelho do dia


 (Mateus 5,17-19)

Quarta-Feira, 6 de Março de 2013 
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

- Palavra da Salvação.
                                                                                                                                                  - Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 5 de março de 2013

Quais os desafios que o novo Papa encontrará?


O pontificado do Papa Bento XVI ficará marcado, sobretudo, pela luta contra o que chamou de "ditadura do relativismo". O grande fio condutor de seu magistério foi a busca pela unidade entre a fé e a razão. Duas palavras quase que antagônicas em um mundo cada vez mais hostil à religião. Numa época dominada pelo ceticismo e pelo secularismo, falar de Deus e de sua vontade não é uma tarefa fácil, mesmo para um teólogo da envergadura de Joseph Ratzinger. O que torna o legado do papa alemão ainda mais vigoroso, dada à qualidade e originalidade dos seus pronunciamentos. Se por um lado, os percalços encontrados durante esses oito anos tenham retardado, em certo sentido, o projeto de Bento XVI, por outro, o novo pontífice contará com um imenso patrimônio deixado por seu predecessor. Uma arma valiosa na luta contra a mundanização do cristianismo.

O início do novo pontificado já promete algumas tribulações. Mesmo antes do conclave começar, a cúria romana precisou lidar com as pressões vindas da mídia, principalmente para que se eleja um cardeal alinhado aos seus "padrões". A situação rendeu uma intervenção do cardeal camerlengo Tarcísio Bertone, que acusou os meios de comunicação de tentar manipular a opinião pública, "muitas vezes com base em avaliações que não colhem o aspecto tipicamente espiritual do momento que a Igreja está vivendo". Por outro lado, dentro do colégio cardinalício também há questões pendentes. O relatório do caso Vatileaks, um dos episódios mais conturbados da era Ratzinger, pode pesar na decisão dos cardeais, embora o Papa emérito tenha decidido manter os documentos em sigilo até a posse do novo pontífice.

As congregações gerais que precedem o conclave começaram hoje, 04 de março. Neste período, os cardeais poderão, além de meditar e rezar pelo futuro da Igreja e pelo próximo Papa, conversar entre si a respeito das diversas situações delicadas vividas nos últimos anos: a reforma litúrgica, a relação com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, os escândalos de pedofilia, a desobediência do clero e o diálogo com as demais religiões. Questões que não tiveram um desfecho durante o pontificado de Bento XVI, apesar dos inúmeros avanços. Pesa sobre o novo pontífice o dever de enfrentá-las.

Todavia, os casos citados acima não são os únicos problemas que o Santo Padre terá de resolver. O obscurecimento da razão humana é, provavelmente, a maior chaga da sociedade moderna. A perda do sentido da vida, a relativização do matrimônio entre um homem e uma mulher, o avanço das seitas sobre a religiosidade do povo, a perseguição aos cristãos nos países orientais e as leis contrárias à moral católica das nações ocidentais devem causar grandes preocupações. Certamente, a situação não é das melhores. Diante dos ouvidos moucos dos governantes e de uma sociedade pós-cristã, a Igreja parece ser a única a apelar para o juízo e para a natureza do ser humano.

Por fim, não se pode perder de vista também que a Igreja é a Igreja do martírio. Neste sentido, vale lembrar uma pequena reflexão do cardeal americano, dom Francis Eugene George, arcebispo de Chicago, feita para os padres de sua arquidiocese sobre o futuro da Igreja: "Eu espero morrer na cama, meu sucessor morrerá na prisão e o seu, num martírio em praça pública. E o seu sucessor juntará os cacos de uma sociedade arruinada e lentamente ajudará a reconstruí-la, como inúmeras vezes fez a Igreja na história humana". Esse será o trabalho dos próximos Papas: reconstruir a civilização!

Fonte: padrepauloricardo.org

Conheça os cardeais brasileiros que participarão da eleição do novo Papa


O mundo estará com os olhos voltados para o Vaticano, nos próximos dias, quando os cardeais de 46 países escolherão o novo Papa.

A Igreja do Brasil será representada pelo cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; por dom João Braz de Aviz, até então prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano; pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis; pelo arcebispo emérito da arquidiocese de São Paulo, dom Cláudio Hummes; e pelo arcebispo emérito de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo.


Dom Odilo Pedro Scherer
63 anos, arcebispo de São Paulo (SP)

Nascimento: 21/09/1949 - Cerro Largo (RS)

Ordenação sacerdotal: 07/12/1976 - Quatro Pontes (PR)

Nomeação episcopal: 28/11/2001

Nomeação cardinalícia: em 2007 foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI.

Estudos: mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1994-1996); doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1988-1991). Além de outros cursos de aperfeiçoamento da língua alemã no Goethe-Institut de Staufen i.Br. (Alemanha), da língua francesa na Universidade de Lyon (França) e da língua inglesa, em Londres.



Dom João Braz de Aviz
65 anos, arcebispo emérito de Brasília (DF)

Nascimento: 24/04/1947 - Mafra (SC)

Ordenação sacerdotal: 26/11/1972 - Apucarana (PR)

Nomeação episcopal: 06/04/1994

Nomeação cardinalícia: em 2012 foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI.

Estudos: formado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e doutorado em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Lateranense.



Dom Raymundo Damasceno
76 anos, arcebispo de Aparecida (SP)

Nascimento: 15/02/1937 - Capela Nova (MG)

Ordenação sacerdotal: 19/03/1968 - Conselheiro Lafaiete (MG)

Nomeação episcopal: 15/09/1986

Nomeação cardinalícia: em 2010 foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI.

Estudos: cursou teologia e, em 1965, foi para a Alemanha, onde acompanhou o curso superior de catequese. De 1986 a 2003, foi diretor do curso superior de teologia para leigos da arquidiocese de Brasília (DF). Membro eleito na Academia Brasiliense de Letras, em novembro de 2003, tomando posse na cadeira 33, no dia 23 de junho de 2004.



Dom Cláudio Hummes
78 anos, arcebispo emérito de São Paulo (SP)

Nascimento: 08/08/1934 - Montenegro (RS)

Ordenação sacerdotal: 03/08/1958 - Divinópolis (MG)

Nomeação episcopal: 22/03/1975

Nomeação cardinalícia: em 2001 foi criado cardeal pelo Papa João Paulo II.

Estudos: graduação em filosofia (Garibaldi, Rio Grande do Sul 1953-1954). Graduação em teologia (Divinópolis, Minas Gerais 1953-1954). Especialização em ecumenismo, no Instituto Ecumênico de Bossey, Genebra, Suíça, 1968). Doutorado em filosofia (Roma, 1959-1962), com a tese "Renovação das provas tradicionais da Existência de Deus por Maurice Blondel em L’Action (1893)".



Dom Geraldo Majella Agnelo
79 anos, arcebispo emérito de Salvador (BA)

Nascimento: 19/10/1933 - Juiz de Fora (MG)

Ordenação sacerdotal: 29/06/1957 - São Paulo (SP)

Nomeação episcopal: 05/05/1978

Nomeação cardinalícia: em 2001 foi criado cardeal por João Paulo II

Estudos: doutorado em teologia com ênfase em liturgia (Roma, Pontifício Ateneu Santo Anselmo); especialização em liturgia (1967-1969); graduação em teologia (São Paulo, Seminário Central, Ipiranga, 1954-1957); graduação em filosofia (São Paulo, Seminário Central, Ipiranga, São Paulo, 1951 – 1953); licenciatura em filosofia (Mogi das Cruzes, São Paulo, Universidade de Mogi das Cruzes).

Fonte: Canção Nova Notícias