sábado, 16 de março de 2013

Santo do dia


Santa Eusébia

16 de Março


Santa EusébiaPertenceu a uma família de muitos santos. Com oito anos seu pai, Santo Adalberto, faleceu. Sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus, montou um convento e quis a sua filha junto. Sua avó Gertrudes também a chamou para a vida religiosa em Hamage (França), e ela aceitou.

A mãe, Santa Riertrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez de tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos. E foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage (França), onde percebia ser o seu lugar.

Riertrudes repensou, e após se aconselhar com bispos e abades liberou sua filha para voltar e ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.

Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680.

Santa Eusébia, rogai por nós!

Evangelho do dia


 (João 7,40-53)

Sábado, 16 de Março de 2013
4ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fari­seus disseram-lhes: “Também vós vos dei­xastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa Francisco preside missa de encerramento do conclave



Nesta quinta-feira, 14, o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica, Papa Francisco, celebrou missa na Capela Sistina por ocasião do encerramento do conclave. A cerimônica litúrgica foi realizada apenas para os cardeais reunidos no Vaticano para a eleição do sucessor do Papa emérito Bento XVI. Neste mesmo local o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido pelo colégio cardinalício como novo bispo de Roma.

As palavras do Evangelho escolhido para a celebração especial trazia a afirmativa de Jesus Cristo ao apóstolo Pedro que pelo Tradição apresenta missão do Pontífice de confirmar os fiéis e a autoridade sobre a Igreja "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16,18 ).

Referindo-se a leitura do Evangelho, o Santo Padre destacou que nesta passagem é posspivel identificar o movimento em direção a Cristo em três atitudes: "caminhar, edificar, confessar" frizou o Pontífice. Em breve homilia, Papa Francisco afirmou que " nossa vida é um caminho e quando paramos, a coisa não anda. Significa que não vai bem. Caminhar sempre na presença do Senhor, à luz do Senhor".

O Papa também destacou o significado da Cruz para a vida da Igreja e em particular na vida dos cardeais afirmando que sem ela não há um verdadeiro discipulado de Cristo, "não somos discípulos do Senhor. Somos mundanos, bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor."

Num apelo pastoral, Papa Francisco pediu ao cardeais que "depois desses dias de graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor. Edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor derramado na Cruz. Desejo a todos nós que o Espírito Santo nos conceda essa graça. Caminhar, edificar e confessar a Jesus Cristo crucificado. Assim seja." concluiu.

A missa que marcará a cerimônia de inauguração do Pontificado do Papa Franciso será na próxima terça-feira, 19, às 09h30 locais (05h30 de Brasília), dia da festa litúrgica de São José, considerado protetor da Igreja Católica Romana pela Tradição. No domingo, 17, predide a cerimônia do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano. (Jefferson Souza)

Papa é Francisco por São Francisco de Assis






O Papa Francisco, o primeiro Pontífice jesuíta, argentino e latino-americano da Igreja Católica, explicou aos cardeais que escolheu seu nome em homenagem a São Francisco de Assis e não em honra ao santo jesuíta Francisco Xavier.

Assim indicou o arcebispo de Nova Iorque (Estados Unidos), cardeal Timothy Dolan, em conferência de imprensa ontem à noite no Pontifício Colégio Norte-americano, quem recordou que isso disse o Santo Padre logo depois de responder afirmativamente ao cardeal Giovanni Battista Re uqe foi o encarregado de perguntar-lhe se aceitava sua eleição.

O cardeal Re leu em seguida uma passagem da Bíblia na qual se relata a eleição de São Pedro por parte de Jesus e lhe dá as chaves do Reino e a potestade de atar e desatar as coisas no céu e na terra.

Os cardeais cantaram logo o Te Deum e o novo Papa passou alguns minutos em adoração ao Santíssimo Sacramento, uma nova tradição iniciado com este conclave.

O cardeal Dolan disse aos jornalistas que os cardeais mais idosos lhe disseram que "uma vez que se entra ali sente-se a suave brisa do Espírito Santo e como a graça de Deus atua".

"Embora se perceba como Deus atua, isso não nos absolve de nossa responsabilidade", adicionou.

Sobre o novo Papa Francisco, o cardeal disse que "de repente toda sua roupa é distinta, seu nome também muda nossa relação com ele".

Na manhã de 13 de março, dia de sua eleição quando ainda era o cardeal Bergoglio, o arcebispo de Nova Iorque abraçou o agora Papa Francisco e compartilhou alguns momentos com ele "com sua sinceridade, sua simplicidade e humildade radiante, em sua identidade.
“Isso me pareceu muito emocionante", disse o cardeal norte-americano.


Fonte: ACI Digital

Santo do dia


São Clemente Maria Hofbauer

15 de Março


São Clemente Maria HofbauerDentro de uma família muitos simples, nasceu na Áustria, no ano de 1751.

Perdeu muito cedo seu pai, e foi educado por sua piedosa mãe que dizia a ele: “Procurai andar sempre nos caminhos agradáveis a Deus”.

Vocacionado ao sacerdócio, com muito esforço estudou Filosofia e Teologia. Após ordenado padre redentorista, foi para a Alemanha.

Ali, seu objetivo religioso não era somente servir sua congregação, mas a toda a Igreja local, a ponto de ajudar sua diocese a se redescobrir como pólo evangelizador.

São Clemente contribuiu para o aparecimento de muitos conventos e asilos, sinais materiais da força do Evangelho. Consumido na missão, aos 70 anos, partiu para sua recompensa: a glória de Deus.

São Clemente Maria Hofbauer, rogai por nós!

Evangelho


 (João 7,1-2.10.25-30)

Sexta-Feira, 15 de Março de 2013 
4ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas.10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar?26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Fiéis lotam catedral em Buenos Aires e comemoram anúncio de Papa argentino




A catedral de Buenos Aires ficou cheia nesta quarta-feira de paroquianos argentinos, entre surpresos e esperançosos, para celebrar a nomeação de Jorge Bergoglio, seu cardeal, como Papa Francisco I.

"Estou muito contente, muito surpreso porque não esperava. Inclusive no momento que assistimos pela televisão a fumaça branca, pensamos no candidato brasileiro ou no italiano. Íamos com minha amiga ao cinema e, quando soubemos, viemos imediatamente para a Catedral para estar com os nossos", disse Mariano Solís, 33 anos.

Logo após sua chegada, Solís foi um dos muitos que participaram da oração do rosário "em ação de graças por nosso papa Francisco I, que há alguns instantes era nosso cardeal Bergoglio", comentou durante a comemoração dos fiéis que se abraçavam e choravam de emoção.

O anúncio feito em Roma foi recebido com uma prolongada ovação por cerca de 200 fiéis que estavam em uma missa na catedral, enquanto centenas de pessoas e veículos de televisão começaram a se aproximar da igreja onde o novo pontífice costuma rezar missa como primaz da Argentina.

A surpresa atingiu a própria Igreja Católica da Argentina, admitiu o responsável de imprensa do Arcebispado, Federico Wals.

"Bergoglio viajou tranqüilo (ao Vaticano para participar do conclave de cardeais), com passagem de volta para meados da próxima semana", contou Wals na Catedral.

Wals admitiu que a nomeação não era esperada, a ponto de em Buenos Aires haver cartazes espalhados anunciando sua presença nas missas da Semana Santa, relembrou.

"Estou surpreso, não pensava que escolheriam Bergoglio. É o primeiro Papa latino-americano e isto será sumamente positivo para a região" disse Gastón Hall, um publicitário de 37 anos, que se definiu como católico praticante ao entrar na igreja localizada em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino.

Já Ana María Pérez Bodria, de 60 anos, primeira vice-presidente da Ação Católica afirmou, embora tivesse esperanças, recebeu a notícia com grande alegria.

"O cardeal é um missionário evangelizador e das ruas", considerou ela.

Claudio Bonani, um empresário brasileiro de 42 anos que também se aproximou da catedral após o anúncio da eleição do primeiro Papa não europeu em 1.272 anos, disse que não conhecia Bergoglio, mas confia que fará "um grande papado".

"É simples e tem grande compaixão com os mais necessitados", comentou o monsenhor Eduardo García, bispo auxiliar de Buenos Aires, ao destacar que a escolha do novo Papa era uma possibilidade.

Os principais jornais argentinos noticiaram assim a novidade:

ClarÍn - "Um dia histórico: a Igreja nomeou Papa o argentino Jorge Bergoglio"

La Nácion - "O argentino Jorge Bergoglio é o novo Papa"

Olé - "A mão de Deus - Maradona, Messi... E agora Jorge Mario Bergoglio, que foi eleito como o novo Papa"


Habemus Papam! Cardeal Jorge Bergoglio é eleito novo Papa




Habemus Papam! Cardeal Jorge Bergollio é o 266º sucessor de São Pedro.

Um momento singular para a Igreja Católica: fiéis de todo mundo comemoram a escolha do novo Pontífice. Na praça São Pedro, no Vaticano, a alegria é intensa: temos um novo Papa!

Após a eleição no conclave, o novo Papa, cujo nome será Francisco, realizou seu primeiro ato oficial, vestiu os tradicionais paramentos para acenar para multidão na praça São Pedro e agora faz o seu primeiro pronunciamento, seguido da benção do "urbi et orbi", abençoando a cidade de Roma e o mundo.

O próximo passo será celebrar uma missa que marcará o início de seu pontificado. O novo Papa receberá um anel, chamado de "anel do pescador", em referência a Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica.


Santo do dia


Santa Matilde

14 de Março


Santa MatildeSanta Matilde foi educada numa nobre família junto a um mosteiro beneditino. Cresceu e casou-se com Henrique I, rei da Alemanha, mas manteve sua nobreza interior, não deixando influenciar-se pelo poder. Teve cinco filhos, e sempre como mãe humilde e orante, buscou ensinar aos filhos os caminhos da salvação eterna.

Matilde também foi mãe para o povo, para os pobres. Mulher cheia de compaixão que dentro das possibilidades ajudou e influenciou a muitos.

Com o falecimento de Henrique I, essa grande mulher de Deus disse aos filhos: "Gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro, que dá poder e dignidade perecíveis. Feliz aquele que prepara sua eterna salvação".

Com a morte do marido, o seu calvário começou: foi traída pelos filhos, sob a falsa acusação de que estaria desperdiçando os bens com os pobres. Retirou-se para um convento e ali intercedeu pelos seus amados filhos, através da oração e sacrifícios.

Seus filhos então, tomaram consciência da injustiça que estavam cometendo. Com a conversão deles, teve mais facilidade para ajudar a muitos outros pobres. Em 968 partiu para o Reino dos céus, o Reino dos santos.

Santa Matilde, rogai por nós!

Evangelho (João 5,31-47)

Quinta-Feira, 14 de Março de 2013 
4ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação.35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna!41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeiro dia do conclave terá apenas uma votação





Com a missa 'Pro Eligendo Pontifice', abriu-se, nesta terça-feira, 12, o conclave para a eleição do novo Papa. Desde as 7hs (3hs de Brasília), os 115 cardeais eleitores começaram a se acomodar na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, onde ficarão hospedados durante toda a duração das votações. Cada um terá seu quarto, sendo que os aposentos foram definidos por sorteio.

No primeiro dia de conclave, está prevista apenas uma votação. Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, os cardeais devem seguir às 15:45hs (11:45hs no horário de Brasília) para o Palácio Apostólico. Depois, às 16:20hs (12:20hs em Brasília), seguem em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina.

Os cardeais entram na capela, ocupam seus lugares e fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica. O cardeal Giovanni Batista Re, decano do conclave (por ser o mais idoso dos cardeais-bispos) fará uma introdução em latim. Depois, cada um dos cardeais vai ao centro da capela e, com a mão sobre o Evangelho, profere o juramento também em latim.

Então, a capela é fechada pelo mestre das celebrações pontifícias, monsenhor Guido Marini, o qual intima 'Extra omnes'. Antes que todos os que não participam do conclave deixem a Capela Sistina, o cardeal Prosper Grech, 87 anos, maltês, propõe a última meditação aos cardeais eleitores. Em seguida, começam as votações.

O cronograma prevê que o processo termine às 19:15hs (15:15hs em Brasília), e que os cardeais retornem para a Casa Santa Marta às 19:30hs (15:30hs em Brasília). Às 20hs (16hs em Brasília), será servido o jantar.

O diretor da sala de imprensa, padre Federico Lombardi, disse que "dificilmente" o nome do novo Papa deve ser conhecido na primeira votação, nesta tarde.

A partir de quarta-feira, 13, serão feitas duas votações pela manhã e duas à tarde, até um dos candidatos receber dois terços dos votos. As cédulas serão queimadas apenas uma vez por período e a previsão é que a fumaça seja expelida pela chaminé da Capela Sistina às 12hs e às 19hs (8hs e 15hs em Brasília).

Brasileiros

Cinco cardeais brasileiros participam do conclave: o cardeal Arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, 78 anos; o prefeito emérito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, dom João Braz de Aviz, 65; o cardeal Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, 63; o cardeal arcebispo emérito de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo e o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis.

Fonte: Canção Nova Notícias / Foto: L'Osservatore Romano

Começa o conclave que elege 266º Papa


Às 15:45hs (11:45hs, no horário de Roma), os cardeais transferiram-se do 'Domus Santae Marthae', onde estão hospedados, para o Palácio Apostólico, onde se desenvolverão os trabalhos do conclave. Às 16:30hs (12:30hs no Brasil) eles fizeram a procissão da Capela Paulina à Capela Sistina entoando a ladainha de todos os santos e o tradicional 'Veni Creator Spiritus', uma invocação ao Espírito Santo composta no século IX que também é cantada em outros momentos litúrgicos solenes. Toda a cerimônia é presidida pelo decano do conclave, cardeal Giovanni Batista Re.

Às 16:54hs (12:54hs no Brasil), os 115 cardeais eleitores fizeram um juramento, através do qual prometem votar naquele que será o melhor para a Igreja. Um trecho do referido juramento diz o seguinte: "Sobretudo, prometemos e juramos observar com a máxima fidelidade e com todos, seja clérigo ou leigo, o segredo sobre tudo aquilo que de alguma forma esteja relacionado à eleição do Sumo Pontífice (…) Não prestarei nenhum apoio ou favor de qualquer que seja a interferência, oposição ou qualquer outra forma de intervenção com a qual autoridades seculares de qualquer ordem ou grau, ou grupo de pessoas que queiram interferir na eleição do Sumo Pontífice".

Ao final do juramento, feito em grupo, cada cardeal diz: "E eu (nome), cardeal (nome), prometo, me obrigo e juro". Após este ato, é proclamado o 'Extra omnes', uma expressão latina que ordena que todos, exceto os cardeais eleitores, deixem a Capela Sistina.

Fonte: Canção Nova Notícias

Santo do dia


Santos Rodrigo e Salomão

13 de Março


Santos Rodrigo e SalomãoPertenceram ao bispado de Córdova. Rodrigo tornou-se um sacerdote muito zeloso na busca da santidade e cumprimento dos seus deveres, em um tempo onde os cristãos eram duramente perseguidos.

Seus irmãos de sangue começaram uma contenda, a qual tentou apartar. Não compreendendo tal ato, um deles o feriu, deixando-o inconsciente. Aproveitou então para difamá-lo, espalhando que o sacerdote Rodrigo tinha renunciado a fé cristã. Um escândalo foi gerado e o caluniado refugiou-se numa serra, em oração e contemplação, indo a cidade somente para buscar alimentos.

Numa dessas ocasiões, o irmão agressor resolveu denunciá-lo. Ao ser questionado pelo juiz, Rodrigo declarou: “Nasci cristão e cristão hei de morrer”.

Foi preso, e ali na cadeia conheceu outro cristão, Salomão. Ambos transformaram a cadeia num oratório, travando uma linda amizade. Ameaçados e questionados, não renunciaram a fé. Foram separados, mas permaneceram fiéis a Deus. Condenados à morte, ajoelharam-se, abraçaram o crucifixo e degolados, foram martirizados.

Santos Rodrigo e Salomão, rogai por nós!

Evangelho


(João 5,17-30)

Quarta-Feira, 13 de Março de 2013
4ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar,23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida.25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 12 de março de 2013

Missa de abertura do conclave: "Que Deus queira em breve conceder outro Bom Pastor à sua Igreja"




O decano do colégio cardinalício, cardeal Angelo Sodano, presidiu na manhã desta terça-feira, 12 de março, na basílica vaticana, à missa "Pro Eligendo Pontifice" (para a eleição do Romano Pontífice).

A basílica, aberta aos fiéis, estava lotada, para invocar a ação do Espírito Santo. Em sua homilia, logo no início o cardeal Sodano renovou a gratidão de toda a Igreja ao "amado e venerado Pontífice Bento XVI". E recordou a intenção desta missa, ou seja, "implorar do Senhor que mediante a solicitude pastoral dos padres cardeais queira em breve conceder outro Bom Pastor à sua Santa Igreja".

Comentando as leituras do dia, o decano falou primeiramente sobre a mensagem de amor de Deus - mensagem que se realiza plenamente em Jesus, vindo ao mundo para tornar presente o amor do Pai pelos homens. É um amor que se faz notar particularmente no contato com o sofrimento, a injustiça, a pobreza, com todas as fragilidades do homem, tanto físicas quanto morais.

"É este amor que impele os Pastores da Igreja a realizar a sua missão de serviço aos homens de todos os tempos, do serviço caritativo mais imediato até o serviço mais alto, o serviço de oferecer aos homens a luz do Evangelho e a força da graça".

A seguir, o cardeal Sodano falou da mensagem de unidade. O apóstolo São Paulo ensina-nos que também todos nós devemos colaborar para edificar a unidade da Igreja, porque para realizá-la é necessária "a colaboração de cada conexão, segundo a energia própria de cada membro" (Ef 4,16). "Todos nós, portanto, somos chamados a cooperar com o sucessor de Pedro, fundamento visível de tal unidade eclesial".

Essa cooperação levou o decano a falar sobre a missão do Papa: a atitude fundamental de todo bom Pastor é dar a vida por suas ovelhas (cf. Jo 10,15). Isto vale, sobretudo, para o sucessor de Pedro, Pastor da Igreja universal. Porque quanto mais alto e mais universal é o ofício pastoral, tanto maior deve ser a caridade do Pastor.

No sulco deste serviço de amor pela Igreja e pela humanidade inteira, recordou, os últimos Pontífices foram artífices de muitas iniciativas benéficas também para os povos e a comunidade internacional, promovendo sem cessar a justiça e a paz. Rezemos para que o futuro Papa possa continuar esta incessante obra em nível mundial, disse o cardeal Sodano, que concluiu:

"Meus irmãos, rezemos a fim de que o Senhor nos conceda um Pontífice que realize com coração generoso tal nobre missão. É o que Lhe pedimos por intercessão de Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos, e de todos os Mártires e Santos que ao longo dos séculos deram glória a esta igreja de Roma".

Fonte: Rádio Vaticano

Confira algumas curiosidades do conclave durante a história


O próximo conclave, a ter início nesta terça-feira, 12 de março, será o 75º desde o ano de 1.274, ou seja, desde que foi instituído na forma como é conhecido hoje.

Em 1958 foram necessários 11 escrutínios em 4 dias, para eleger João XXIII. Em 1963, Paulo VI foi eleito no 6º escrutínio, após 3 dias de conclave. João Paulo I foi eleito em 1978 no 4º escrutínio realizado no segundo dia. No mesmo ano, João Paulo II foi eleito na 8ª votação, realizada no terceiro dia.

Bento XVI foi eleito em 2005, no 4º escrutínio, em 36 horas de conclave. Um conclave tão breve teve lugar em 1939, quando Pio XII foi eleito no 3º escrutínio.

Os dados a seguir indicam o tempo transcorrido entre a visualização da fumaça branca e o momento em que o novo Papa aparece no balcão central da basílica de São Pedro:

• Pio XII: fumaça branca às 17:25hs e se apresentou no balcão 42 minutos após, às 18:07hs.
• João XXIII: fumaça branca às 17:08hs e se apresentou após 55 minutos, às 18:03hs.
• Paulo VI: fumaça branca às 11:27hs e aparece no balcão 45 minutos depois, às 12:12hs.
• João Paulo I: fumaça branca às 18:25hs e se apresentou após 55 minutos, às 19:30hs.
• João Paulo II: fumaça branca às 18:27hs. Às 18:42hs o cardeal protodiácono Pericle Felici faz o anúncio. Às 19:20hs o novo Papa aparece para a bênção.
• Bento XVI: fumaça branca às 17:52hs. Sinos tocam às 18:05hs. O cardeal protodiácono Jorge Medina Estevez faz o anúncio do 'Habemus Papam' às 18:45hs e às 18:48hs o Papa aparece no balcão para saudar a multidão.

Abaixo, os pontificados mais longos da história da Igreja:

• Pedro: de 33 a 64/67: 31 ou 34 anos.
• Pio IX: de 16 junho de 1846 a 7 fevereiro de 1878: 31 anos, 7 meses e 22 dias.
• João Paulo II: de16 outubro de 1978 a 2 de abril de 2005: 26 anos, 5 meses e 18 dias.
• Leão XIII: de 20 fevereiro de 1878 a 20 julho de 1903: 25 anos, 4 meses e 29 dias.
• Pio VI: de 22 fevereiro de 1775 a 29 agosto de 1799: 24 anos, 6 meses e 6 dias.
• Adriano I: de 772 a 795: 23 anos, 10 meses e 25 dias.
• Pio VII: de 1800 a 1823: 23 anos, 5 meses e 6 dias.
• Alessandro: de 1159 a 1181: 21 anos, 11 meses e 2 dias.

Os pontificados mais breves:

• Urbano VII: 15 setembro à 27 setembro de 1590: 13 dias.
• Bonifacio VI: 10 abril à 26 abril de 896: 16 dias.
• Celestino IV: 25 outubro à 10 novembro de 1241: 17 dias.
• Sisinnio: 15 janeiro à 4 fevereiro de 708: 21 dias.
• Teodoro II: dezembro 897: 21 dias.
• Marcello II: 10 abril à 1 maio de 1555: 22 dias.
• Damaso II: 17 julho à 9 agosto de 1048: 24 dias.
• Pio III: 22 setembro à 18 de outubro 1503: 27 dias.
• Leão XI: 1 abril à 27 abril de 1605: 27 dias.
• Bento V: 22 maio à 23 junho de 964: 33 dias.
• João Paulo I: 26 agosto à 28 setembro de 1978: 34 dias.

Fonte: Rádio Vaticano

Dom Odilo Scherer preside missa em sua Igreja titular em Roma



Neste domingo, 10 de março, os cardeais presentes em Roma para os trabalhos do conclave celebraram a eucaristia nas Igrejas do qual são titulares. Às 10:30hs desta manhã (horário de Roma), o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa em sua Igreja titular, a de Santo André no bairro do Quirinal.

Além da comunidade italiana, muitos brasileiros estiveram presentes na celebração, como o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá, e o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo.

"Nossa, quantos jornalistas querendo participar da missa", brincou o cardeal referindo-se ao batalhão de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas de todas as partes do mundo presentes na Igreja.

Homilia

Em sua homilia, dom Odilo recordou a importância da reconciliação com Deus, tema deste quarto domingo da quaresma. "Reconciliação é reconstituir o que foi rasgado pelo pegado. Conversão é mudar o rumo da nossa estrada, mas é também construir, fazer tudo novo", disse dom Odilo.

"A liturgia deste domingo vai nos recordar que conversão é voltar-se para Deus, aderir novamente ao Seu chamado. Deus, no Antigo Testamento, usou dos profetas para dizer ao povo: 'Voltai-vos novamente para o Senhor'. Este apelo de Deus ainda é forte nos nossos tempos, que vive como se Deus não existisse", recordou dom Odilo

Fazendo alusão ao Evangelho deste domingo, que tem a parábola do filho pródigo como ponto central, o cardeal salientou Deus não nos espera com um 'chicote' na mão, pelo contrário, espera-nos com os sinais do perdão e da dignidade. "Deus faz festa com o nosso retorno. Ele nos devolve a dignidade, nos reveste com vestes novas, anel e sandálias nos pés", salientou o cardeal.

"O filho mais velho naõ entra na festa, se acha perfeito, que não tem pecado. Este filho representa aqueles que acham que não tem pecado, que não precisam de reconciliação, que está tudo bem. Deus vai ao encontro destes também. A humanidade tem necessidade de voltar-se para Deus", concluiu dom Odilo.

Ao final da celebração, o cardeal agradeceu a todos e pediu orações pelo conclave. Antes da bênção final, o cardeal acolheu um casal de idosos que celebrava 70 anos de vida matrimonial. Muito simpático e descontraído, dom Odilo perguntou ao casal o segredo para uma vida a dois tão longa, e ainda brincou: "quando vocês se casaram eu nem era nascido", arrancando risos e aplausos da assembleia.

Fonte: Canção Nova Notícias / Foto: Clarissa Oliveira