sábado, 11 de maio de 2013

Você se lembra do dia do seu Batizado?

Em todo Brasil as comunidades da Igreja Católica estão fazendo missões. É fácil imaginar os custos que estão tendo, mais quem deve assumi-los? A resposta é uma só: O DÍZIMO.
É a Providencia Divina que indica que deve ser assim, porque trabalhar para gerar consciência sobre o Dízimo, é fazer as missões como a Igreja quer, na prática.

No dia do seu Batizado você se tornou um missionário ou missionária da Igreja Católica. Seus pais e padrinhos apresentaram você na Igreja e se responsabilizaram em preparar você para prestar este importante serviço a Deus.
A Igreja sempre nos convida para a missão de anunciar Jesus Cristo, nos últimos anos tem convidado mais ainda. Nas últimas assembleias da CNBB e no Congresso Eucarístico Nacional de número 16, um dos temas mais discutidos foi as Missões que os bispos e padres querem que seja realizadas em todas as comunidades, com trabalhos de casa em casa.
O objetivo das Missões é claro: resgatar os indiferentes. Pessoas que foram batizadas na Igreja Católica, mas que não a frequentam e não se sentem responsáveis por ela.

Mas estes trabalhos não vão acontecer na Igreja num piscar de olhos. Está havendo planejamento, capacitação de pessoas, definição de datas. As dioceses estão se movimentando, cada uma está elaborando projetos para as paróquias e comunidades.
A Igreja Católica sempre foi uma grande missionária, em todo o Brasil. Não dá para escrever uma linha da história de um lugar sem citar a importância da Igreja na formação das pessoas. O Brasil é um país do bem, vivemos em paz, e devemos isto aos missionários da Igreja Católica que nos ensinaram a sermos assim. Podemos nos orgulhar de termos nascidos católicos e de sermos Brasileiros. É por isto que ficamos tristes quando uma pessoa deixa de frequentar a Igreja onde foi batizada.

Mas não podemos ficar parados. A Igreja, que somos todos nós, quer ir ao encontro dos indiferentes. Temos que mostrar a cada um a nossa alegria por sermos católicos e por estarmos a serviço da nossa Igreja.
Você deve estar perguntando:"o que devo fazer na prática?" Se você ainda não foi convocado, ou convocada, fique atento, a qualquer instante chegará um convite de seu Padre. Com certeza você ficará muito feliz!
Mas há uma pergunta que todos nós devemos fazer sem medo:

Quem vai pagar os custos que a Igreja terá para ser mais missionária?

Santo do Dia


Santo Inácio de Lácomi
1701-1781

11 de Maio - Santo Inácio de Lácomi

Francisco Inácio Vincenzo Peis, o segundo de nove irmãos, nasceu na cidade de Láconi, Itália, no dia 17 de novembro de 1701. Seus pais eram muito pobres, mas ricos de virtudes humanas e cristãs, educando os filhos no fiel seguimento de Jesus Cristo.

Inácio, desde a infância, sentiu um forte chamado para a vida religiosa. Possuía dons especiais da profecia, da cura e um forte carisma. Costumava praticar severas penitências, mantendo seu espírito sereno e alegre, em estreita comunhão com Cristo.

Antes de completar os vinte anos de idade, ele adoeceu gravemente e por duas vezes quase morreu. Nessa ocasião, decidiu que seguiria os passos de são Francisco de Assis e se dedicaria aos pobres e doentes, se ficasse curado. E assim o fez. Foi para a cidade de Cagliari para viver entre os frades capuchinhos do Convento do Bom Caminho. Mas não pôde ser aceito, devido à sua frágil saúde. Depois de totalmente recuperado, em 1721, vestiu o hábito dos franciscanos.

Frei Inácio de Láconi, como era chamado, foi enviado para vários conventos e, após quinze anos, retornou ao Convento do Bom Caminho em Cagliari, onde permaneceu em definitivo. Ali, ficou encarregado da portaria, função que desempenhou até a morte. Tinha o verdadeiro espírito franciscano: exemplo vivo da pobreza, entretanto de absoluta disponibilidade aos pobres, aos desamparados, aos doentes físicos e aos doentes espirituais, ou seja, aos pecadores, muitos dos quais conseguiu recolocar no caminho cristão.

Durante seus últimos cinco anos de vida, Inácio ficou completamente cego. Mesmo assim continuou cumprindo com rigor a vida comum com todos os regulamentos do convento. Morreu no dia 11 de maio de 1781. Depois da morte, a fama de sua santidade se fortaleceu com a relação dos milagres alcançados pela sua intercessão.

Frei Inácio de Láconi foi beatificado pelo papa Pio XII em 1940 e depois canonizado por este mesmo santo padre em 1951. O dia designado para sua celebração litúrgica foi o de sua morte: 11 de maio.

EVANGELHO DO DIA: Evangelho (João 16,23b-28)


Evangelho (João 16,23b-28)

Sábado, 11 de Maio de 2013 
6a Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa. 
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.