terça-feira, 21 de maio de 2013

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DÍZIMO, OFERTA E ESMOLA


Uma pergunta que muitos fazem: Quanto devo ‘pagar’? Como devo contribuir?
É bom esclarecermos, de início, que dízimo não se paga. Com o dízimo se devolve, se consagra. Quando pensamos desta forma, até a linguagem muda de aspecto. É bom utilizar-mos a linguagem da Bíblia para falar sobre o dízimo. A Bíblia fala em trazer o dízimo. O Dízimo é dízimo porque o Senhor assim o quis.  Dízimo vem de 10% daquilo que se ganha mensalmente.
Dízimo é simplesmente uma questão de fazer a experiência com Deus.
Dízimo é comunhão e partilha, mas, para chegar a isso, é necessário educar a fé “Todos tinham tudo em comum e repartiam seus bens entre os necessitados” (At 2,44-45).
Só podemos compreender um dízimo que tenha embasamento na Palavra de Deus. Assim entendido, desfazem-se todas as dúvidas sobre essa forma de contribuição.
A Bíblia está cheia de referências sobre o dízimoofertas, coletas, esmolas, etc.
Muitos se confundem quanto à diferença entre dízimooferta e esmola. O dizimista – e o cristão em geral – deve estar atento à diferença que existe entre essas expressões. Uma não supõe a outra. Ao contrário, uma exclui a outra.
1) Dízimo: É a décima parte que ofereço a Deus e, em nosso caso, à nossa Igreja. O dízimo é uma forma estipulada e educativa para levar o povo a se lembrar concretamente de Deus na época das colheitas e das crias dos rebanhos. Em nosso caso, como vivemos na cidade e somos assalariados, nosso dízimo é mensal. “Há quem dá generosamente, e sua riqueza aumenta ainda mais; e há quem acumula injustamente, e acaba na miséria. Quem é generoso progride na vida, e quem dá de beber jamais passará sede. O povo amaldiçoa quem sonega alimentos, e abençoa quem os põe no mercado.” (Provérbios 11,24-26)
2) Oferta:  Ato de oferecer(-se); oferecimento. V. oferenda. A oferta também deve ser feita a partir de um trabalho de conscientização. Oferta não é qualquer coisa que ofereço a Deus, à Igreja. Devemos fazer a oferta de acordo com o impulso do coração. O livro do Êxodo (22,29a) diz: “Não tardarás a oferecer-me as primícias de tua colheita e de tua vindima”.·
3) Esmola:  No dicionário encontramos assim registrado o significado da palavra esmola: “o que se dá aos necessitados, por caridade ou filantropia; óbolo, espórtula. Auxílio, amparo; benefício”. Jesus, ao desmascarar a hipocrisia dos fariseus, assim se refere às esmolas: “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita” (Mt 6,3).
O que são coletas?

Certamente são bem diferentes de dízimos.
As coletas são aquelas campanhas que fazemos por ocasião de uma determinada situação na Igreja, na comunidade. Aqui podemos lembrar a Campanha da Fraternidade o dia das missões, a coleta da Evangelização no Advento;  ou ainda de situações que a igreja ou a sociedade estejam vivenciando, como por exemplo: enchentes, secas terremotos.
No Catecismo da Igreja Católica lemos que " desde os inícios, os cristãos levavam, com o pão e o vinho para a Eucaristia  seus dons para repartir com os que estavam em necessidade. Este costume da coleta, sempre atual, inspira-se no exemplo de Cristo que se fez pobre para nos enriquecer: os que possuem bens em abundância e o desejam, dão livremente o que lhes parecem bem; e o que se recolhe é entregue àquele que preside. Este socorre os órfãos e viúvas e os que, por motivo de doença ou razão, se encontram em necessidade, assim como os encarcerados e os imigrantes; numa palavra ele socorre todos os necessitados" (S 1351)

É preciso lembrar ainda que O AMOR caracteriza fundamentalmente a contribuição do dízimo.
Nota: Sugerimos a leitura dos livros do Padre Jerônimo Gasques: "O dízimo não acontece por acaso" e "Espiritualidade do dízimo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário