sexta-feira, 17 de maio de 2013

ONDE O DÍZIMO PODE SER APLICADO NA MISSÃO QUE A IGREJA VAI FZER DE CASA EM CASA?



Em todo Brasil as comunidades da Igreja Católica estão fazendo missões. É fácil imaginar os custos que estão tendo, mais quem deve assumi-los? A resposta é uma só: O DÍZIMO.
É a Providencia Divina que indica que deve ser assim, porque trabalhar para gerar consciência sobre o Dízimo, é fazer as missões como a Igreja quer, na prática.



Na Igreja Católica sempre estamos preocupados em mostrar o que está sendo feito com o Dizimo que as 
pessoas entre gam. Com o evento das Missões, será do mesmo, modo. 
Cada centavo que vier, já terá seu destino definido. São infinitas as despesas, vamos ver algumas: 
1º- CAPACITAÇÃO DAS PESSOAS: É um trabalho missionário de muita responsabilidade,
as pessoas serão escolhidas, convocadas e preparadas com todo cuidado.
2º - EM SUBSÍDIOS: Nenhum trabalhador produz sem ferramentas adequadas. 
Além dos subsídios para formação dos missionários, serão necessários muitos 
subsídios para serem entregues as pessoas. Tem que ser assim.
3º - EM VEICULOS: Os missionários terão que se deslocar de um lugar para outro, 
terão que transportar materiais. Estes veículos terão que estarem em bom estado. 
É f á c i l i m a g i n a r o q u a n t o s e r á g a s t o e m v e í c u l o s .
4º - EM ALIMENTAÇÃO: As pessoas envolvidas com as Missões terão que estar bem 
a l i me n t a d a s , p o i s e s t a r ã o a n d a n d o e f a l a n d o mu i t o .
5º - NA DIVULGAÇÃO: Temos que anunciar para todos que estamos em tempo de missões, 
o que isto representa para cada Católico. Vale usar o carro de som, emissoras 
de radio, jornais, televisão, o que houver disponível para comunicação em cada comunidade. 
6º - NO PAGAMENTO DOS INSTRUTORES: São as pessoas que virão de fora 
p a r a f o r m a r o s m i s s i o n á r i o s n a P a r ó q u i a .
7º - NOS ENCONTROS DE CAPACITAÇÃO: Estes encontros terão que acontecer em 
locais adequados, com quadros, cartazes, pincel, impressos, aparelhos de som e projetores. 
8º NO PAGAMENTO DOS FUINCIONÁRIOS: Além dos funcionários já contratados, 
as Missões trarão mais pessoas para a Igreja. Provavelmente novos funcionários terão que ser contratados.
9º - PARA TORNAR AS PASTORAIS MAIS EFICIENTES: Como teremos mais pessoas 
n a I g r e j a , a s p a s t o r a i s s e r ã o m a i s e x i g i d a s .
10º - NO INCENTIVO AS NOVAS VOCAÇÕES: Teremos que fazer um grandioso trabalho de 
incentivo a novas vocações. Precisaremos de mais Padres. Chega, a lista é infinita. 
ALEM DE ENTREGAR O DÍZIMO PERMANENTEMENTE, O QUE MAIS 
C A D A C OT ÓL I C O P ODE F A Z E R PA R A A J U D A R A I GRE J A
A SER MAIS MISSIONÁRIA? A resposta você terá no mês que vem. Continue com Deus! 

SANTO DO DIA: São Pascoal Baylon


São Pascoal Baylon
1540-1592

17 de Maio - São Pascoal Baylon

Pascoal Baylon nasceu na cidade de Torre Hermosa, na Espanha, em 16 de maio de 1540. Filho de uma família humilde, foi pastor de ovelhas desde muito jovem e, aos dezoito anos, seguindo sua vocação, tentou ser admitido no convento franciscano de Santa Maria de Loreto. Sua primeira tentativa foi frustrada, mas, em 1564, após recusar uma grande herança de um rico senhor que havia sido curado por ele e por causa dos seus dons carismáticos, ele pôde ingressar na Ordem.

Pascoal, por humildade, permaneceu um simples irmão leigo, exercendo as funções de porteiro e ajudante dos serviços gerais. Bom, caridoso e obediente às regras da Ordem, fazia penitência constante, alimentando-se muito pouco e mantendo-se em constante oração. Por causa de sua origem pobre, não possuía nenhuma formação intelectual, porém era rico em dons transmitidos pelo Espírito Santo, possuindo uma sabedoria inata.

Era tão carismático que a ele recorriam ilustres personalidades para aconselhamento, até mesmo o seu provincial, que lhe confiou a tarefa perigosa de levar documentos importantes para Paris. Essa viagem Pascoal fez a pé, descalço e com o hábito de franciscano, arriscando ser morto pelos calvinistas.

Defensor extremado de sua fé, travou grande luta contra os calvinistas franceses, que negavam a eucaristia. Apesar da sua simplicidade, Pascoal era muito determinado quando se tratava de dissertar sobre sua espiritualidade e conhecimentos eucarísticos.

Foi autor de um pequeno livro de sentenças que comprovam a real presença de Cristo na eucaristia e o poder sagrado transmitido ao sumo pontífice. Por isso foi considerado um dos primeiros e mais importantes teólogos da eucaristia.

Ele morreu no dia 17 de maio de 1592, aos cinqüenta e dois anos, em Villa Real, Valência. Em 1690, foi canonizado. O papa Leão XIII nomeou são Pascoal Baylon patrono das obras e dos congressos eucarísticos.

EVANGELHO DO DIA: Jesus e Pedro - Jo 21,15-19


Evangelho (João 21,15-19)

Sexta-Feira, 17 de Maio de 2013 
7a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo … segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

QUAIS SÃO OS SINAIS QUE MOSTRAM AS PESSOAS QUE ENTREGAM O DÍZIMO COM JUSTIÇA?

Em todo Brasil as comunidades da Igreja Católica estão fazendo missões. É fácil imaginar os custos que estão tendo, mais quem deve assumi-los? A resposta é uma só: O DÍZIMO.
É a Providencia Divina que indica que deve ser assim, porque trabalhar para gerar consciência sobre o Dízimo, é fazer as missões como a Igreja quer, na prática.

São muitos os sinais, vamos nos lembrar de apenas 10. Outros de igual importância serão lembrados em outras mensagens.

1 - De que acreditam na superioridade de Deus sobre suas vidas, de que sem a interferência de Deus, nada produziriam e nada temeriam.
2 - De que desejam mostrar gratidão a Deus pela vida, pela família, pelo trabalho e pela comunidade.
3 - De desprendimento de bens materiais.
4 - De coerência com a fé que dizem ter, por saberem que se afirmam ter fé em Deus, devem entregar o Dízimo, para não duvidarem das suas palavras.
5 - De comunhão com a comunidade.
6 - De que sabem ser o Dízimo um bem para a Igreja, e um bem maior para quem entrega, porque estreita relações com Deus.
7 - De que desejam deixar para os filhos, a maior de todas as heranças, o ensinamento de que devemos ser obedientes e fiéis a Deus.
8 - De que querem ser participativos na vida da comunidade onde moram.
9 - De agradecimento a Deus. Ele poderia fazer tudo sem a nossa participação, mais aceita nosso Dízimo, e nos integra em seu projeto.
10 - De quem sabe separar o "deus" dinheiro, do Deus verdadeiro, dando a cada um o seu devido valor.

Com os novos tempos de Missão na Igreja, as pessoas que entregarão o Dízimo com justiça mostrarão sinais claros de adesão ao projeto missionário da Igreja.
Muitos poderão até ignorar a Igreja, estes não terão respostas para os filhos e netos, se algum dia eles perguntarem qual foi a participação deles na Missão da Igreja.
Temos um fato muito curioso. Muitos "católicos" que não entregavam o Dízimo, quando mudam de igreja, ao nos encontrarem, mostram sonais de felicidade e dizem que estão entregando o Dízimo com a maior alegria, por que isso acontece? A resposta você terá na mensagem de amanhã!

SANTO DO DIA: 16 de Maio - São João Nepomuceno


São João Nepomuceno
1330-1383

16 de Maio - São João Nepomuceno

João nasceu em 1330, em Nepomuk, na Boêmia, atual República Checa. Apesar de os pais serem pobres e ter idade avançada, João conseguiu formar-se doutor em teologia e direito canônico na universidade de Praga, uma das mais modernas e avançadas da época, fundada pelo rei Carlos IV. Mas desde muito cedo João sabia que sua verdadeira vocação era o sacerdócio, a pregação.

Quando, finalmente, recebeu a unção sacerdotal, pôde colocar em prática o seu talento de orador sacro, e o fez de forma tão brilhante que foi convidado a ser capelão e confessor na corte, onde teve muito trabalho, pois o rei Venceslau IV era uma pessoa difícil e de mau-caráter. Mas a rainha e imperatriz Joana da Baviera era muito pia, bondosa e caridosa, e o tomou para diretor espiritual e confessor particular.

Não se sabe exatamente como foi seu martírio e como tudo ocorreu, mas o rei Venceslau, que desejava controlar a Igreja, não estava satisfeito com a possível chegada de um novo bispo, enviado por Roma a pedido da rainha.

A tradição lembra, porém, que o rei teria exigido que João violasse o segredo da confissão da rainha, coisa a que ele se negou e, por isso, foi torturado e morto. Depois, às escondidas, seu corpo foi jogado nas águas do rio Moldávia, em 16 de maio de 1383.

No dia seguinte, a população percebeu um cadáver boiando no rio, circundado por uma luz misteriosa com cinco estrelas. Ao recolhê-lo, reconheceram que se tratava do capelão João. A cidade toda, então, ficou sabendo o que acontecera com ele e reconheceu no rei Venceslau o autor daquela crueldade. Assim, em procissão, o corpo foi levado e enterrado na igreja da Santa Cruz, onde permanece até hoje.

Em 1729, ele foi canonizado. Hoje são João Nepomuceno é celebrado como o mártir da confissão e venerado por todos os habitantes da cidade de Praga.

Evangelho do dia: Oração sacerdotal de Jesus - Jo 17,20-26


Evangelho (João 17,20-26)

Quinta-Feira, 16 de Maio de 2013 
7a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 
20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

QUANTO DE DINHEIRO CADA UM DEVE ENTREGAR COMO DÍZIMO?


Em todo Brasil as comunidades da Igreja Católica estão fazendo missões. É fácil imaginar os custos que estão tendo, mais quem deve assumi-los? A resposta é uma só: O DÍZIMO.
É a Providencia Divina que indica que deve ser assim, porque trabalhar para gerar consciência sobre o Dízimo, é fazer as missões como a Igreja quer, na prática.

Segundo os dicionários a palavra Dízimo quer dizer a décima parte de um todo. É por isso que muitas Igrejas afirmam que as pessoas que não entregam 10% de seus rendimentos, não estão entregando Dízimo estão dando uma ajuda para a Igreja.
A Igreja Católica deixa seus seguidores a responsabilidade sobre os valores que cada um vai entregar. E recomenda que todos entreguem por livre vontade, por terem consciência de que são responsáveis pela manutenção da Igreja. Que a entrega seja permanente porque a Igreja tem despesas permanentes e que seja feita com alegria.

A liberdade que a Igreja dá, faz aumentar a nossa responsabilidade como pessoas de fé. Temos que ser justos entregando valores que sejam demonstrativos fiéis do que estamos recebendo de Deus. Aquele que tem mais, tem o dever de entregar mais. Muitos não entregam nada, porque não tem nada para entregar.
É preciso haver justiça, e não medirmos a justiça no Dízimo pelos valores que são entregues, mas pelos valores que ficaram com quem fez a entrega. O Católico que entrega o maior valor, pode não ser o mais justo, porque embora tenha entregue mais que todos, tem ainda muito mais para entregar.

O melhor é definir um percentual sobre os rendimentos, e entregar este percentual todos os meses, ao invés de entregar um valor fixo.
O que cada um entrega, não precisa ter o nome Dízimo, mas também não é doação, ajuda, esmola e nem pagamento. O que precisamos para vivermos felizes, Deus nos concede de graça. Quando nascemos já estava tudo pronto nos esperando. E a Igreja não pode depender de doação, ajuda, esmola, renda de festas ou cobranças de taxas, para suas atividades missionárias.
Uma verdade é inquestionável  o que cada um entrega não faz falta para que ele e sua família vivam com dignidade. É assim porque Deus prometeu vida em abundância para quem lhe fosse fiel no Dízimo. (Mal 3,10).

Santo do Dia: Santo Isidoro Lavrador


Santo Isidoro Lavrador
1070-1130

15 de Maio - Santo Isidoro Lavrador

Isidoro nasceu em Madri, na Espanha, em 1070, filho de pais camponeses, simples e seguidores de Cristo. O menino cresceu sereno, bondoso e muito caridoso, trabalhando com os familiares numa propriedade arrendada. Levantava muito cedo para assistir a missa antes de seguir para o campo. Quando seus atos de fé começaram a se destacar, já era casado com Maria Toríbia e pai de um filho.

Sua notoriedade começou quando foi acusado de ficar rezando pela manhã, na igreja, em vez de trabalhar. De fato, tinha o hábito de parar o trabalho uma vez ao dia para rezar, de joelhos, o terço. Mas isso não atrapalhava a produção, porque depois trabalhava com vontade e vigor, recuperando o tempo das preces. Sua bondade era tanta que o patrão nada lhe fez.

Não era só na oração que Isidoro se destacava. Era tão solidário que dividia com os mais pobres tudo o que ganhava com seu trabalho, ficando apenas com o mínimo necessário para alimentar os seus. Quando seu filho morreu, ainda criança, Isidoro e Maria não se revoltaram, ao contrário, passaram a se dedicar ainda mais aos necessitados.

Isidoro Lavrador morreu pobre e desconhecido, no dia 15 de maio de 1130, em Madri, sendo enterrado sem nenhuma distinção. A partir de então começou a devoção popular. Muitos milagres, atribuídos à sua intercessão, são narrados pela tradição do povo espanhol. Quarenta anos depois, seu corpo foi trasladado para uma igreja.

Humilde e incansável foi esse homem do campo, e somente depois de sua morte, e com a devoção de todo o povo de sua cidade, as autoridades religiosas começaram a reconhecer o seu valor inestimável: a devoção a Deus e o cumprimento de seus mandamentos, numa vida reta e justa, no seguimento de Jesus.

Foi o rei da Espanha, Filipe II, que formalizou o pedido de canonização do santo lavrador, ao qual ele próprio atribuía a intercessão para a cura de uma grave enfermidade. Em 1622, o papa Gregório XV canonizou santo Isidoro Lavrador, no mesmo dia em que santificou Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Teresa d'Ávila e Filipe Néri.

Hoje, ele é comemorado como protetor dos trabalhadores do campo, dos desempregados e dos índios. Enfim, de todos aqueles que acabam sendo marginalizados pela sociedade em nome do progresso. Santo Isidoro Lavrador é o padroeiro de Madri.

Jesus ora pelos seus seguidores - Jo 17,11b-19


Evangelho (João 17,11b-19)

Quarta-Feira, 15 de Maio de 2013 
7a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Quem vai pagar os custos que a Igreja terá para ser mais missionária?


Em todo Brasil as comunidades da Igreja Católica estão fazendo missões. É fácil imaginar os custos que estão tendo, mais quem deve assumi-los? A resposta é uma só: O DÍZIMO.
É a Providencia Divina que indica que deve ser assim, porque trabalhar para gerar consciência sobre o Dízimo, é fazer as missões como a Igreja quer, na prática.

O Dízimo. As próprias missões devem gerar esta consciência nos católicos.
Moramos em um país imensamente rico, um presente que Deus nos deu. O objetivo das Missões que a Igreja quer desenvolver em todo o Brasil é tornar Deus mais conhecido, querido, amado e adorado por mais brasileiros. Será que vai faltar recursos, justamente para divulgar o Santo nome de quem nos deu tantas riquezas? É claro que não! Mas de onde virão?

Esta é uma preocupação que a Igreja tem. Nunca faltam recursos, mais eles não vêm de todos, porque nem todos entregam o Dízimo.
Não podemos aceitar que estes trabalhos missionários sejam pagos com renda de festas, bingos, listas, doações, promoções, cobranças de taxas e pedidos de ajuda a pessoas e nações amigas. Os custos devem ser divididos por todos os católicos, os que frequentam a Igreja e os que não frequentam.
A Igreja, que somos todos nós, não deixará de fazer os trabalhos missionários recomendados pelo Papa, pelo documento de Aparecida e pela CNBB, por falta de recursos, mas também não deve pedir ajuda financeira a ninguém, nem promover qualquer tipo de campanha. A paróquia que tenha que fazer isto vai fazer menos do que pode pelas missões.

A comunidade que aceitar que poucos paguem os custos das missões estará tirando dos demais o direito que cada um tem de ser participativo, mesmo entregando pequenos valores. O trabalho das missões pode demorar, Deus não tem pressa, mais que seja pago com o Dízimo.
Todos nós podemos ter certeza de que serão momentos fortes de evangelização em nossas comunidades. As pessoas irão ao encontro umas das outras, se abraçarão, encontrarão velhos amigos, formarão novas amizades. E Deus derramará bênçãos sobre todos!
Vá pensando no que você vai fazer, em breve chegará o convite!

Santo do Dia: Nossa Senhora de Fátima

 Nossa Senhora de FátimaSegundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem de Fátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano.

O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia.

Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano.

Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos.

Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.

Expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: "Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!"

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Vencendo o mundo - Jo 16,29-33


Evangelho (João 16,29-33)

Segunda-Feira, 13 de Maio de 2013 
7a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!” 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.