quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeiro dia do conclave terá apenas uma votação





Com a missa 'Pro Eligendo Pontifice', abriu-se, nesta terça-feira, 12, o conclave para a eleição do novo Papa. Desde as 7hs (3hs de Brasília), os 115 cardeais eleitores começaram a se acomodar na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, onde ficarão hospedados durante toda a duração das votações. Cada um terá seu quarto, sendo que os aposentos foram definidos por sorteio.

No primeiro dia de conclave, está prevista apenas uma votação. Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, os cardeais devem seguir às 15:45hs (11:45hs no horário de Brasília) para o Palácio Apostólico. Depois, às 16:20hs (12:20hs em Brasília), seguem em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina.

Os cardeais entram na capela, ocupam seus lugares e fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica. O cardeal Giovanni Batista Re, decano do conclave (por ser o mais idoso dos cardeais-bispos) fará uma introdução em latim. Depois, cada um dos cardeais vai ao centro da capela e, com a mão sobre o Evangelho, profere o juramento também em latim.

Então, a capela é fechada pelo mestre das celebrações pontifícias, monsenhor Guido Marini, o qual intima 'Extra omnes'. Antes que todos os que não participam do conclave deixem a Capela Sistina, o cardeal Prosper Grech, 87 anos, maltês, propõe a última meditação aos cardeais eleitores. Em seguida, começam as votações.

O cronograma prevê que o processo termine às 19:15hs (15:15hs em Brasília), e que os cardeais retornem para a Casa Santa Marta às 19:30hs (15:30hs em Brasília). Às 20hs (16hs em Brasília), será servido o jantar.

O diretor da sala de imprensa, padre Federico Lombardi, disse que "dificilmente" o nome do novo Papa deve ser conhecido na primeira votação, nesta tarde.

A partir de quarta-feira, 13, serão feitas duas votações pela manhã e duas à tarde, até um dos candidatos receber dois terços dos votos. As cédulas serão queimadas apenas uma vez por período e a previsão é que a fumaça seja expelida pela chaminé da Capela Sistina às 12hs e às 19hs (8hs e 15hs em Brasília).

Brasileiros

Cinco cardeais brasileiros participam do conclave: o cardeal Arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, 78 anos; o prefeito emérito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, dom João Braz de Aviz, 65; o cardeal Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, 63; o cardeal arcebispo emérito de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo e o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis.

Fonte: Canção Nova Notícias / Foto: L'Osservatore Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário