quarta-feira, 13 de março de 2013

Começa o conclave que elege 266º Papa


Às 15:45hs (11:45hs, no horário de Roma), os cardeais transferiram-se do 'Domus Santae Marthae', onde estão hospedados, para o Palácio Apostólico, onde se desenvolverão os trabalhos do conclave. Às 16:30hs (12:30hs no Brasil) eles fizeram a procissão da Capela Paulina à Capela Sistina entoando a ladainha de todos os santos e o tradicional 'Veni Creator Spiritus', uma invocação ao Espírito Santo composta no século IX que também é cantada em outros momentos litúrgicos solenes. Toda a cerimônia é presidida pelo decano do conclave, cardeal Giovanni Batista Re.

Às 16:54hs (12:54hs no Brasil), os 115 cardeais eleitores fizeram um juramento, através do qual prometem votar naquele que será o melhor para a Igreja. Um trecho do referido juramento diz o seguinte: "Sobretudo, prometemos e juramos observar com a máxima fidelidade e com todos, seja clérigo ou leigo, o segredo sobre tudo aquilo que de alguma forma esteja relacionado à eleição do Sumo Pontífice (…) Não prestarei nenhum apoio ou favor de qualquer que seja a interferência, oposição ou qualquer outra forma de intervenção com a qual autoridades seculares de qualquer ordem ou grau, ou grupo de pessoas que queiram interferir na eleição do Sumo Pontífice".

Ao final do juramento, feito em grupo, cada cardeal diz: "E eu (nome), cardeal (nome), prometo, me obrigo e juro". Após este ato, é proclamado o 'Extra omnes', uma expressão latina que ordena que todos, exceto os cardeais eleitores, deixem a Capela Sistina.

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário