terça-feira, 3 de março de 2015

Formação sobre a CF-2015 é intensificada na diocese

Autor Claudio Geraldo | Data 26 de fevereiro de 2015
 Como de costume, a Igreja no Brasil propõe como gesto concreto de conversão, a partir do período quaresmal, a Campanha da Fraternidade. Assim como muitas paróquias, a Casa do Mobon já está acolhendo centenas de pessoas de toda a diocese e também de dioceses vizinhas para os encontros de formação para uma melhor compreensão da proposta da CF 2015, que traz como tema Igreja e Sociedade.
 
Curso CF em Espera Feliz
 
Curso CF em Vermelho Novo
 
Curso CF em Mutum
 
Curso CF na Casa do Mobon

Abaixo, publicamos na íntegra um artigo de autoria do irmão sacramentino Denilson Mariano, conhecido de nossas comunidades por sua atuação na realização destes cursos de preparação para a CF e também pela atuação na equipe dos roteiros de reflexão.

Campanha da Fraternidade, Contemplar Cristo nos sofredores da história.
Denilson Mariano

Mais uma vez a Igreja do Brasil nos convida a um esforço concreto de conversão. Este ano, somos convidados a nos voltar para a relação existente entre Igreja e Sociedade. O Objetivo maior desta Campanha da Fraternidade (CF) 2015 é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a mútua colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

O tema que vai orientar esta Campanha é: Fraternidade: Igreja e Sociedade. Para puxar e alavancar o tema foi escolhido um texto no qual Jesus resume a sua missão no mundo:“Eu vim para servir” (Mc 10,45), este será o lema desta CF.

Esta CF quer ajudar a nós cristãos a compreender a situação atual da relação entre a Igreja e a sociedade, descobrindo novos métodos e novas linguagens para evangelizar e cooperar na construção de uma sociedade justa e fraterna. Ela quer nos ajudar a ter consciência das questões que desafiam a evangelização no serviço da Igreja à sociedade e quer ajudar a abrir caminhos para a ação pastoral.

A CF acontece no período da Quaresma, mas, longe de tirar a atenção sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, a CF nos leva a um esforço sincero de contemplação do Cristo Sofredor em realidades concretas. É contemplar Cristo nos sofredores da história. Trata-se não tanto de voltar nosso olhar aos acontecimentos de dois mil anos atrás, mas a partir deles, de ser capaz de enxergar Jesus Cristo que continua sendo torturado, violentado e morto em tantas pessoas vítimas de injustiças sociais. Trata-se também de ver a força da ressurreição pascal acontecendo em tantas iniciativas eclesiais e sociais que recuperam a vida e a dignidade da pessoa humana.

Enfim, a partir desta CF 2015, vamos buscar formas de atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e para a construção de uma sociedade justa e solidária, a fim de superar as relações desumanas e violentas. A atuação da Igreja na sociedade é a forma concreta de explicitar o rosto visível de nossa fé invisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário