quarta-feira, 20 de agosto de 2014

LITURGIA DIARIA

1ª Leitura - Ez 34,1-11
Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas,
para não mais lhes servirem de alimento.
Leitura da Profecia de Ezequiel 34,1-11
1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
2'Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel! 
Profetiza, dizendo-lhes: 
Assim fala o Senhor Deus aos pastores: 
Ai dos pastores de Israel, 
que se apascentam a si mesmos! 
Não são os pastores que devem apascentar as ovelhas? 
3Vós vos alimentais com o seu leite, 
vestis a sua lã e matais os animais gordos, 
mas não apascentais as ovelhas. 
4Não fortalecestes a ovelha fraca, 
não curastes a ovelha doente, 
nem enfaixastes a ovelha ferida. 
Não trouxestes de volta a ovelha extraviada, 
não procurastes a ovelha perdida; 
ao contrário, dominastes sobre elas com dureza e brutalidade. 
5As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor; 
tornando-se presa de todos os animais selvagens. 
6Minhas ovelhas vaguearam sem rumo 
por todos os montes e colinas elevadas. 
Dispersaram-se minhas ovelhas por toda a extensão do país, 
e ninguém perguntou por elas, 
nem as procurou. 
7Por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor: 
8Eu juro por minha vida 
- oráculo do Senhor Deus - 
já que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem 
e se tornaram presa de todos os animais selvagens, 
por falta de pastor; 
e porque os meus pastores 
não procuraram as minhas ovelhas, 
mas apascentaram-se a si mesmos 
e não as ovelhas, 
9por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor! 
10Assim diz o Senhor Deus: 
Aqui estou para enfrentar os pastores 
e reclamar deles as minhas ovelhas. 
Vou tirar-lhes o ofício de pastor, 
e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos. 
Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas, 
para não mais lhes servirem de alimento. 
11Assim diz o Senhor Deus: 
Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas 
e tomar conta delas. 
Palavra do Senhor. 
Salmo - Sl 22 (23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1)
R. O Senhor é o pastor que me conduz,
não me falta coisa alguma.

1O Senhor é o pastor que me conduz;* 
não me falta coisa alguma. 
2Pelos prados e campinas verdejantes* 
ele me leva a descansar. 
Para as águas repousantes me encaminha,* 
3ae restaura as minhas forças.R.
3bEle me guia no caminho mais seguro,* 
pela honra do seu nome. 
4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* 
nenhum mal eu temerei. 
Estais comigo com bastão e com cajado,* 
eles me dão a segurança!R.
5Preparais à minha frente uma mesa,* 
bem à vista do inimigo; 
com óleo vós ungis minha cabeça,* 
e o meu cálice transborda.R.
6Felicidade e todo bem hão de seguir-me,* 
por toda a minha vida; 
e, na casa do Senhor, habitarei* 
pelos tempos infinitos.R. 


Evangelho - Mt 20,1-16ª
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?
+ Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20,1-16a
Naquele tempo, 
disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 
1'O Reino dos Céus é como a história do patrão 
que saiu de madrugada 
para contratar trabalhadores para a sua vinha. 
2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, 
e os mandou para a vinha. 
3És nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, 
viu outros que estavam na praça, desocupados, 
4e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha! 
E eu vos pagarei o que for justo'. 
5E eles foram. 
O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, 
e fez a mesma coisa. 
6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, 
encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: 
'Por que estais aí o dia inteiro desocupados?' 
7Eles responderam: 
'Porque ninguém nos contratou'. 
O patrão lhes disse: 
'Ide vós também para a minha vinha'. 
8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: 
'Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, 
começando pelos últimos até os primeiros!' 
9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde 
e cada um recebeu uma moeda de prata. 
10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, 
e pensavam que iam receber mais. 
Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 
11Ao receberem o pagamento, 
começaram a resmungar contra o patrão: 
12'Estes últimos trabalharam uma hora só, 
e tu os igualaste a nós, 
que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'. 
13Então o patrão disse a um deles: 
'Amigo, eu não fui injusto contigo. 
Não combinamos uma moeda de prata? 
14Toma o que é teu e volta para casa! 
Eu quero dar a este que foi contratado por último 
o mesmo que dei a ti. 
15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero 
com aquilo que me pertence? 
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?' 
16aAssim, os últimos serão os primeiros, 
e os primeiros serão os últimos.' 
Palavra da Salvação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário