sexta-feira, 16 de maio de 2014

Regional- Missa Afro em Dom Cavati

DOM CAVATI - A paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou nesta terça-feira, dia 13 de maio, uma missa em homenagem ao dia da libertação dos escravos no Brasil. A libertação se deu em virtude da Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888.
O pároco da igreja, padre José de Fátima Rosa, esteve à frente dos trabalhos, acompanhado pelo padre Júlio Cezar. A missa aconteceu com rituais diferentes dos ritos habituais, com músicas em ritmo afro, danças e vestuários que lembravam os tempos da escravidão. Os fiéis, que lotaram a igreja, se maravilharam com a missa.
Vários fiéis de diversos municípios ligados ao Movimento Negro marcaram presença e participaram com músicas, danças e ritos religiosos da época da escravidão. O prefeito de Dom Cavati, Pedro Euzébio, se fez presente. Ele foi juntamente de sua esposa Kedymar Maria de Lima.
Padre José da Fátima se mostrou feliz com o grande avanço do Movimento Negro no Brasil, contando hoje com o reconhecimento da Igreja Católica e com grande número de bispos, cardeais e padres nesta luta. “Além de muitos deputados e autoridades, como juízes de direito e promotores. Salientamos ainda a importância da Pastoral da Criança, que vêm educando para que cresçam, compreendendo a história dos negros e com isso eliminando o racismo”, argumentou padre José de Fátima.
“Quem esteve presente pode sentir o espírito de alegria contagiante da missa, e ao mesmo tempo ser tocado pelo mal arrasador e desumano que ainda persisti em nos rodear, o racismo”, afirmou padre José de Fátima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário