quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Entrevista do Padre José de Fátima - Diário de Caratinga


Nesse Dia da Consciência Negra, o que podemos comemorar?
A luta pela liberdade dos negros brasileiros que jamais cessou. Em 1994 na cidade de Inhapim com significativo capitulo de nossa história vinha átona uma ação de homens e mulheres do grupo Tá no Sangue e a partir deste momento começamos a trabalhar a consciência crítica de nossos irmãos negros dessa região em que mulheres e homens de todas as idades ingressaram no nosso trabalho tanto na área da saúde, da educação e social dentro das Escolas e Faculdades em toda a região.

Como o senhor avalia as conquistas do movimento negro nos últimos vinte anos no Brasil?
A temática da Incultural ganhou o significa teórico e urgência pratica porque entre mentes a maioria dos cristão se acha no hemisfério sul, aonde chegou o Cristiano em consequência da colonização e expansão euro peia, e o cristianismo oriental foi reconhecido claramente em sua particularidade cultural.Os debates encontram-se ae em estreita conexão com a pratica da fé das diversas culturas locai que tentam levar á unidade da fé e vida ou respectivamente desejam superar a alienação cultural do cristianismo, tal como se manifestou em diversos campos liturgia, trabalhos, e animações festivas. Assim os cristão na África , Ásia, America Latina e Oceania, interessam demolir sua hipoteca histórica por dupla herança o “colonial e o tridentino”, evitando outra dominação ocidental , cultural, ou positivamente: trata-se um cristianismo autentico, africano, asiático, afro americano e afro descendente.(COLLET,G.Inculturação,p.394). O teólogo Padre Mario França Miranda afirma que: O que constitui a realidade mais original, previa em qualquer inculturação e a própria iniciativa de Deus de comunicar-se ao seres humanos... Auto comunicação de Deus somente chega a sua meta a medida que é acolhida pelo ser humano.Mesmos reafirmando sua dimensão objetiva, deve-se reconhecer que acolhida da fé é parti constitutiva da realidade da revelação de Deus. Pois e também auto comunicação de Deus (Espírito Santo) que desvela nas palavras humanas e nos fatos históricos sua própria presença e atuação do mundo. Daí o motivo dos fieis serem sujeitos ativos ao testemunhar “revelação” e transmitir “tradição” ação de Deus. (Miranda França, Inculturação da fé, 267 a 268)

De que formas o racismo à brasileira se mostra mais efetivo e difícil de ser combatido?
São grandes os desafios de um processo coletivo dessa dimensão dialogar com as diversidades culturais entender o imaginário e os valores de cada cultura dentro do seu contexto peculiar está aberto para solução e problemas diferenciados estabelecer uma relação dialética entre tradição e inovação. Num segundo momento pode revelar um universo rico em símbolos e significados. O que me leva a crer que estamos vivendo em um momento singular. Um momento em que o olhar humano volta a sua atenção para o diferente sem trata-lo, mas como negativa ou equivocado, mas simplesmente como diferente.Dar a importância o dialogo entre as religiões e as culturas já como conjunto de relações inter religiosas que ajudam construir positivamente as pessoas, as comunidades e as religiões para um crescimento enriquecimento mútuo e recíproco.Contato, aproximação e relacionamento respeitoso com grupos, religiões igreja não cristãs com o judaísmo,islamismo, religiões afro brasileiras, para citar alguns exemplos. Em relação ao plunarismos religioso, característica da situação cultural atual, o dialogo e as praticas serão fortes apelos para uma relação, mas pura e profunda para com todos e para com Deus.

Quanto já se avançou? Quais são as dificuldades e os obstáculos que permanecem?
O negro e a etnia negra têm o papel e um significado na formação e desenvolvimento no país. A história do Brasil, em grande parte confundiram-se com a história da comunidade negra. Tem uma importância econômica, social, política, religiosa e cultural na construção hoje no Brasil. Não se pode pensar na história o no futuro do país sem a presença do negro e da negra seja ele organizado ou não. A sociedade brasileira foi contagiada pelo jeito de ser da comunidade negra os valores foram entanto de maneiro sutil sem que ninguém percebe e foi se torando uma realidade fecunda.A experiência da comunidade negra fez se sentir vagarosamente imperceptivelmente hoje não a mais como abortar da cultura brasileira a influencia da comunidade negra a cultura negra não é um modelo vazio fechado, porque na verdade ela incorpora as varias etnias que foram transportadas, para o Brasil durante mais de três séculos que desafiaram, e hoje mais do que, nunca desafiam a sociedade Brasileira no espaço conquistado ou conseguido. A criatividade cultural negra é nas danças, nos cantos, na oralidade e capoeira, qualquer acontecimento da comunidade atinge toda a coletividade: o nascimento, festa familiares, e também a morte por englobasse em um todo que vive, acredita. Hora alegre, hora senti-se a perda. A espiritualidade do negro e da negra e revelada pelo seu jeito próprio de ser, com sua louvação própria, em um louvor que brota a partir de uma experiência própria. Hora o negro e o negro busca falar, rezar sua negritude com toda energia, expressando o que mais profundo ele tem que é a dança, os gestos, a ligação com a natureza a capoeira e o atabaque e etc.

Como o senhor avalia as políticas públicas voltadas ao enfrentamento ao racismo?
O Brasil tem dívida para com a África. As igrejas podem crescer mais com as comunidades afro-descendentes, de forma efetiva e comprometida com sua causa, com ações afirmativas e políticas públicas e mudando psicologicamente a maneira de resgatar a dívida. Digo:
Fomentar e fortalecer os grupos de base nas comunidades. O melhor caminho da evangelização é com compromisso missionário dos negros e das negras que assumem seu compromisso de batizados.
Incentivar a solidariedade e o diálogo com as instancias da sociedade civil que representam o povo negro e outros grupos solidários que lutam e se comprometem com a recuperação da dignidade dos afro-brasileiros . A luta pela cidadania é ainda um desafio presente.
A continuidade da reflexão teológica afro-brasileira que ilumina as práticas pastorais que são plurais. Constituir uma equipe teológica que possa levar adiante esta iniciativa que a PAB/CNBB, através de seu secretariado?
Vivenciar a liturgia das comunidades com espírito cristão evangelizador. A liturgia é sempre de louvor, oração e celebração da vida. A seriedade na preparação é compromisso de todos nós.
Assumir dos desafios que a Conferência de Aparecida propõe para a Igreja, especialmente o Projeto da Missão Continental.
Incentivar as vocações sacerdotais e religiosas que acenam para uma perspectiva, mas diversa de vida eclesial.
Incentivar a solidariedade e o dialogo com as instâncias da sociedade civil que representam o povo negro e outros grupos solidários que lutam e se comprometem com a recuperação da dignidade dos afro-brasileiros.A luta pela cidadania e ainda um desafio presente.
Coordenador Diocesano de Pastoral Afro Brasileira da Diocese de Caratinga Padre José de Fátima Rosa
Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Dom Cavati –Mg
20 de Novembro de 2013
I Fórum Regional da Igualdade Racial
Tema: Negritude Cultura e Cidadania .
Dia 23 - Palestras: Políticas publicas: Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial nos estados e Municípios : ( Estatuto e Conversão 169) –Maria do Carmo Ferreira da Silva (Cacá) .Assessora Política.Desafios da gestão em Minas Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GPIR)/SEDESE-MG.Prof.Ronaldo Antônio Pereira da Silva,Presidente Conselho (CONEPIR) Clever Alves Machado ,Gerente da Igualdade Racial/SEDESE.
Palestra: COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DIREITOS E CONFLITOS. Federação Estadual Quilombola de Minas Gerais N’AGOLO-Sandra Maria da Silva Andrade e Centro de Estudos Eloy Ferreira da Silva-CEDEFES-Agda Marina F.Moreira.
Dia 24- Missa Afro de encerramento ás 14:00horas.
Matriz Nossa Senhora Aparecida de Dom Cavati.
Email: paroquiadomcavati@hotmail.com
Facebook: facebook.com/paroquia.domcavati


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